Como vender pelo WhatsApp

Como vender pelo WhatsApp é uma das principais dificuldades para quem é dono de um negócio. Muitas empresas ainda não utilizam todo o potencial do canal, principalmente nas ações estratégicas direcionadas para a geração de mais vendas para o negócio.

No mundo conectado que em vivemos, a rapidez para resolver as questões do dia a dia é algo crucial, e que faz o WhatsApp ser um dos principais canais entre os consumidores. As vendas online realizadas em aplicativos de mensagens, como o WhatsApp (42%), já superam as transações realizadas por e-mail (39%) e redes sociais (20%), segundo a pesquisa TIC Empresas 2019.

E mesmo que diversos aplicativos apresentem funções para ajudar na melhor gestão do tempo, é o Whatsapp uma das redes sociais que tem mais abrangência e destaque entre os brasileiros. Nosso país seja o segundo no mundo, perdendo apenas para a Índia, no ranking das nações que mais usam o WhatsApp.

Além disso, o WhatsApp superou em 2020 a marca de cinco bilhões de downloads na Google Play Store. O que fez a mídia social lançada em 2009 superar a marca de 1,5 bilhão de usuários ativos por mês.

Com todos esses dados, já sabemos do potencial da plataforma, porém há recursos que, quando usados corretamente, são formas importantes de como vender pelo WhatsApp, saiba quais são.

Recursos úteis do WhatsApp para vendas

Uso de Status

Status aparecem como uma excelente opção para negócios, independente do porte, utilizarem como uma maneira de como vender pelo WhatsApp. Com esse recurso, é possível divulgar promoções da empresa, conteúdos institucionais curtos, informativos diversos, tudo voltado para a nutrição de seus contatos com informações relevantes.

Além disso, usar os status do WhatsApp como um aliado para mostrar o dia a dia de sua empresa é uma das maneiras para aproximar seu cliente ideal de seu negócio.

Etiquetas

Essa funcionalidade do WhatsApp é ideal para segmentação de informações. Você pode utilizar para definir a fase de interesse do cliente, uma etapa de sua operação, interesses de conteúdos são algumas possibilidades que você pode aplicar em seu negócio e uma das maneiras de como vender pelo WhatsApp com mais qualidade.

Lista de Transmissão

Fonte:TechTudo

A lista de transmissão ajuda a entregar uma informação de maneira rápida para seus clientes com interesses específicos. Por exemplo, se você tem uma loja de artigos esportivos, você pode usar a lista de transmissão para divulgar novidades para clientes que têm interesses em certos esportes ou itens.

Perfil Comercial

Essa é uma das funções que além de impactar em seus resultados comerciais, também poderá melhorar o desempenho dos canais de suporte. No perfil comercial, você pode configurar as informações sobre a empresa, como endereços, contatos e horário de atendimento, assim seu cliente saberá em quais momentos conseguirá uma resposta rápida de sua empresa, evitando possíveis estresses.

Mensagens Automáticas

Mensagens automáticas podem ser boas maneiras de como vender pelo WhatsApp. Com elas é possível alinhar expectativas com um cliente, quando o local estiver fechado, por exemplo, informando quando os atendimentos vão retornar.

Outro uso das mensagens automáticas pode ser para o direcionamento, porém isso já está relacionado a estratégias de Chatbot e outras automações.

Sabendo tudo isso, como aplicar os recursos em estratégias de vendas para o WhatsApp que realmente convertem? Veja algumas técnicas para você saber mais sobre como vender pelo WhatsApp.

Dicas de como vender pelo WhatsApp

Nutrição de clientes

Uma das maneiras de como vender pelo WhatsApp é utilizar o canal para a nutrição do contato. Envio de novidades, ferramentas, materiais que serão úteis no cotidiano ou outras informações relevantes para o potencial cliente de seu negócio que podem ser encaminhadas pelo WhatsApp.

Uso de condições especiais

Você pode oferecer alguns diferenciais para quem está neste canal. Um desconto, uma informação em primeira mão ou mesmo uma ferramenta, é importante fornecer algo que faça com que a pessoa queira receber novidades por este canal.

Catálogo com produtos ou serviços

Uma das estratégias mais populares de como vender pelo WhatsApp é utilizar a plataforma para a promoção de seus produtos ou serviços. Enviar catálogos em PDF, direcionar para uma landing pages ou até mesmo para uma loja virtual são maneiras importantes de usar o WhatsApp para conquistar novos clientes.

Prospecção de novos contatos

Participar de grupos onde seu cliente ideal está, usando essa oportunidade para fazer perguntas para medir o interesse é uma técnica importante de como vender pelo WhatsApp, prospectando possíveis clientes.

Pedir opinião, perguntar sobre um determinado assunto, se as pessoas têm interesse em um tema, são algumas das formas de tentar uma conexão com as pessoas do grupo e localizar em quem focar seus esforços.

Suporte e atendimento

Usar o WhatsApp como mais um canal de atendimento é uma das melhores formas de captar a atenção de seu cliente. Afinal, muitas pessoas surgem para tirar dúvidas, e por conta de sua praticidade, o WhatsApp é um dos principais escolhidos entre os consumidores.

Mas além de saber como vender pelo WhatsApp, é importante combinar boas técnicas de atendimento para além de gerar vendas, utilizar o WhatsApp para suporte de qualidade dos clientes, fidelizando e transformando eles em promotores de seu negócio.

Se você quiser saber mais sobre como vender pelo WhatsApp e ter melhores resultados, conheça os cursos da ComSchool, onde você aprenderá na prática hacks de alta performance, fazendo com que seu negócio alcance outro patamar e atraindo cada vez mais clientes.