Como vender pelo WhatsApp

Como vender pelo WhatsApp se tornou um desafio para os empreendedores. Independente do porte da empresa, todos estão se dando conta do potencial dessa ferramenta na geração de vendas, principalmente em tempos de confinamento, onde as vendas online tem crescido.

Muitas características ajudaram na grande adesão de usuários ao WhatsApp, seja no Brasil ou em outros países pelo mundo. Ser simples, intuitivo e um ambiente onde você consegue conciliar amigos e famílias, seja por mensagens de textos, áudios ou usando videochamadas, são os principais atrativos para quem usa o app.

Mas além disso, vender pelo WhatsApp pode ser um diferencial de sucesso para a empresa. Segundo a pesquisa TIC Empresas 2019, as vendas online por mensageiros como o WhatsApp (42%) já superam as transações realizadas por e-mail (39%) e redes sociais (20%). Ainda de acordo com a pesquisa, o canal lídera as vendas online em todas as regiões do Brasil.

Um exemplo do impacto do WhatsApp nas vendas vem do Grupo Via Varejo. Detentor de marcas como Casas Bahia, Ponto Frio e a operação do Extra.com, o grupo implantou no inicio da pandemia um programa de vendas por esse canal, que já representa 20% do faturamento neste momento.

A aplicativo que, em 2019, atingiu a marca de 850 milhões de downloads na Apple Store e na Google Play Store, segundo levantamento da Sensor Tower, empresa de análise de dados.

No ano de 2020, o WhatsApp superou a marca de cinco bilhões de downloads na Google Play Store ao longo de seus 11 anos de existência, o que leva essa mídia social ter mais de 1,5 bilhões de usuários ativos mensalmente.

Por esses motivos, o WhatsApp é utilizado por milhões de negócios, seja no Brasil e no mundo, como um canal de vendas efetivo, compartilhando sua mensagem com mais clientes com agilidade e velocidade.

Conheça melhor algumas das funcionalidades e saiba como vender pelo WhatsApp, tirando o melhor da ferramenta para o crescimento de sua empresa.

Lista de Transmissão

Para saber como vender pelo WhatsApp é fundamental o uso de listas de transmissão. Com essa funcionalidade, você pode disparar uma mensagem para várias pessoas que estão agrupados por alguma característica que você define.

Por exemplo, se você tem um restaurante que serve pratos variados ao longo da semana, você pode utilizar a lista de transmissão para mandar o cardápio para clientes frequentes, ou interessados em um tipo de cardápio, por exemplo. Você também pode usar imagens, para conversas com a mensagem de texto ou reforçá-la.

Como vender pelo WhatsApp usando os status

O uso de status para compartilhar produtos, promoções ou divulgar serviços é uma das maneiras de como vender pelo WhatsApp.

Mas além de divulgar propagandas, essa é uma forma de mostrar em conteúdos curtos o que sua empresa está fazendo, compartilhando o que acontece nos bastidores e mostrando o lado humanizado de sua empresa, por exemplo.

Etiquetas para WhatsApp

Essa funcionalidade é exclusiva do WhatsApp Bussiness e você poderá definir etiquetas para seus contatos ou conversas, pensando em uma abordagem futura ou de maneira diferente, de acordo com sua estratégia. Um exemplo de uso pode ser para agências de turismo que podem utilizar essa funcionalidade para adicionar etiquetas para destinos desejados.

Fonte: Techtudo

Perfil comercial

Conta com um perfil comercial é uma excelente forma de impulsionar suas vendas, seja no digital ou presencialmente, e otimizar seu tempo com atendimento ao cliente. Neste espaço, é possível adicionar informações como endereço, descrição da empresa, endereço de e-mail e site.

Mensagens Automáticas é uma das maneiras de como vender pelo WhatsApp

Usar mensagens automáticas como boas-vindas ou fora do horário de atendimento para informar quando a dúvida do cliente será respondida é uma das boas práticas de como vender pelo WhatsApp.

Se você quer se aprofundar ainda mais sobre esse assunto e saber como vender pelo WhatsApp, tendo excelente resultados, realizamos um evento na ComSchool para discutir o potencial dessa ferramenta.

Confira o que aconteceu no evento Vendas Via WhatsApp

A Revolução do WhatsApp para o e-commerce

Um dos pilares mais importantes que os palestrantes levantaram ao longo das palestras foi o relacionamento com o cliente, tema da palestra de Gustavo Mâcedo, sócio da Clave Digital. Assista ao conteúdo completo a seguir:

Atendimento é uma das maneiras de como vender pelo WhatsApp

O Professor ComSchool Levi Lopes falou sobre o atendimento ao cliente, voltado para a fidelização, usando o WhatsApp. Explicando conceitos e técnicas, Levi Lopes deu dicas valiosas para que você além de conquistar novos clientes, consiga fazer com que seus atuais compradores se tornem defensores de sua empresa. Assista a palestra a seguir.

Como Vender pelo Whatsapp usando a Máquina de Vendas

O CMO da JET Business, Gustavo ChapChap, falou sobre os impactos do WhatsApp no cotidiano e no comportamento de compra dos clientes, mostrando como ele está simplificando e se tornando algo necessário para o dia a dia de negócios digitais.

Assista a palestra abaixo e conheça a plataforma ZapCommerce.

E para saber como usar as estratégias de marketing para conquistar mais clientes, conheça os cursos de Marketing Digital da ComSchool.