top of page

Comunique-se de forma diferenciada na Liderança Remota

Sim, um elemento extremamente impactante na liderança eficaz de equipes remotas é a… Comunicação! Você sabia que a falha na comunicação é um dos problemas mais recorrentes em uma empresa? E se tratando de um ambiente remoto, imagine então o impacto dobrado…

Para melhor entender, vamos resgatar a História da humanidade? Há milhares de anos, antes mesmo de existir uma linguagem estruturada, tanto falada quanto escrita, a comunicação era feita através de símbolos e gestos. E, até os dias de hoje, complementamos uma fala utilizando a linguagem corporal- expressão facial, gestos e contato visual. E o desafio quando estamos liderando em um ambiente remoto é que estes sinais que vêm junto com a mensagem tornam-se menos intensos. E sem as pistas visuais, como por exemplo uma confirmação visual de entendimento, há uma provável redução do interesse e consequentemente uma menor possibilidade de interagir quando falamos de membros que estão atuando remotamente. Até mesmo uma interrupção para solicitar uma nova explicação de algo que não compreendeu torna-se menos provável de acontecer, já que fica o sentimento de que ?é melhor não interromper e deixar seguir?.

Uma Pesquisa do professor emérito de psicologia Albert Mehrabian da Universidade da Califórnia, em Los Angeles, também mostrou que a comunicação humana é composta por mais do que palavras. Veja o detalhamento do estudo sobre os componentes da comunicação: 55% vem de expressões faciais e linguagem corporal, 38% provém de inflexão vocal e tom de voz e 7% vem das próprias palavras. (https://www.bl.uk/people/albert-mehrabian)

Então ai está o motivo do importante valor das câmeras para o trabalho remoto: possibilitar as pistas visuais, aumentando a percepção visual de entendimento, por exemplo, trazendo mais chances para perguntas e maior interação, diálogo.

Quanto mais ricos os recursos da comunicação, capturados pela visualização (câmeras)de quem está transmitindo a mensagem, maior a conexão emocional e mais fácil será a construção da confiança, comentada no post sobre como gerar confiança para equipes remotas.

Além da linguagem não verbal, um outro ponto que gostaria de trazer aqui é referente ao poder do Líder remoto para levar a mensagem ao time. Considerando que os membros da equipe atuam de forma mais individualizada, é o líder que faz as conexões entre a organização e os colaboradores, reforçando valores, cultura, propósito! O líder é a ponte indispensável na comunicação remota! O líder deve aproveitar também um dos pontos altos do trabalho remoto que é a riqueza de recursos tecnológicos, ferramentas e diversidade de canais de comunicação, e utiliza-los para praticar a técnica de ?overcommunication?, explicando e se expressando sobre o conteúdo da mensagem em diferentes canais, para assim ampliar as possibilidades de compreensão. Pode soar redundante, mas é uma boa tática aplicada em países onde o trabalho remoto já flui com bastante maturidade. Aproveitar as tecnologias para criar Hubs de compartilhamento de conhecimento tanto na própria equipe como entre outras equipes também é uma grande vantagem em ambientes remotos. Aproveite!

E ainda não podemos deixar de reforçar a importância do formato da mensagem que você líder quer transmitir: suas mensagens devem ser simples, frequentes e diretas, porém seja específico e seletivo o suficiente a fim de que possa promover comunicação que efetivamente apoie todo o seu time. Cuidado com excesso de dados que poluem seus depositórios e são pouco úteis ao time.

Ponto de atenção: é fundamental ser um líder disponível para esclarecer dúvidas pois é extremamente natural estas ocorrerem enquanto os membros do seu time atuam remotamente.

E por fim, tenha sempre em mente que o Diálogo aberto e transparente é a solução! Isso significa praticar a escuta ativa e aberta, aplicar checks de entendimento, dar oportunidade para se expressarem, sempre com respeito e valorize a opinião da equipe. O Diálogo aberto e transparente possui peso dobrado no trabalho remoto por isso, líder, atente-se a este tópico!

Concluindo, podemos afirmar que a boa comunicação entre o líder e seu time virtual depende da efetividade da qualidade da mensagem e dos canais e ferramentas que serão utilizados. Por isto crie e combine junto com sua equipe uma estratégia para comunicar assuntos.

Não perca o post a ser lançado em breve onde abordarei a importância das Ferramentas além de citar algumas que são bastante utilizadas na gestão do trabalho remoto. Elas não podem deixar de existir em sua rotina!

Adquira o livro e conheça um grande universo delas www.liderancareota.com.br

bottom of page