top of page

Conheça estratégias para converter visitantes online

Converta visitantes da sua loja virtual em clientes

O setor de e-commerce teve um crescimento de 12% em 2017 (em relação do ano anterior) e faturou cerca de 60 bilhões de reais, segundo a ABComm Associação Brasileira de Comércio Eletrônico.

Mesmo com um cenário favorável, as lojas virtuais enfrentam dificuldade na conversão de visitantes online em clientes. Este comportamento se deve a concorrência do mercado e a mudança nos hábitos dos consumidores, pois as pessoas têm acesso fácil as informações e costumam fazer pesquisas profundas em outros ecommerces.

Para reverter esta situação, você pode aplicar algumas estratégias, como as que falaremos a seguir:

Proporcione uma experiência do usuário inesquecível

O visitante de uma loja virtual, assim como em uma loja física, precisa se sentir bem enquanto navega e continuar interessado para concluir uma compra. Por isso, ele deve encontrar os produtos que deseja com facilidade e rapidamente, sentir-se o site é seguro, não enfrentar um sistema muito complexo para efetivar sua compra, oferecer atendimento rápido e manter o site sempre atualizado com informações claras e coesas.

Otimize o SEO do site

É essencial melhorar o posicionamento da loja virtual no Google para que as pessoas encontrem com facilidade seus produtos. Para isso, você deve utilizar técnicas de SEO (Search Engine Optimization) e otimizar o site. Basta seguir alguns:

  1. Não use Flash em seu site, pois ele ficaria ilegível pelos buscacores;

  2. Não publique conteúdo duplicado para não ser considerado como plagiador;

  3. Faça o uso de títulos (H1, H2 e H3) e meta tags em todas as páginas do site;

  4. Crie URL amigável, que possa ser facilmente memorizada pelos usuários;

  5. Nomeie as categorias e os produtos do jeito que o cliente procuraria.

Empregue ferramentas de automação de marketing

Cliente e potenciais clientes devem receber newsletters, ações para evitar carrinhos abandonados e e-mail marketing com cupons de desconto, por exemplo. Algumas ferramentas de automação de Marketing ajudam a captar os contatos destas pessoas e, assim, você consegue implementar as estratégias de relacionamento que sua loja virtual precisa para atrair clientes novos e manter quem já confira e compra com você.

Use call to action (CTA)

Você sabe qual recurso utilizar para induzir um visitante a realizar uma ação? Basta empregar um CTA (“call to action”, chamada para ação). No caso de um ecommerce, você pode inserir o CTA nos botões de compra ou de anúncio sobre alguma promoção. Estes botões devem ter uma cor atraente e um bom posicionamento na página.

Ficou interessado em aprender mais? Matricule-se no curso de Gerentes de Ecommerce e Marketing Digital.

Entenda como aumentar suas conversões e alcance resultados cada vez melhores!

bottom of page