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Conheça as Penalidades do Google e Saiba Como Evitá-las

Conhecer e aplicar as técnicas de SEO é só um dos requisitos para quem trabalha com otimização de sites. Para se manter entre os melhores posicionados nos resultados de busca do Google, é necessário estar de acordo com as “Diretrizes para Webmasters”. Esse é um conjunto de regras que devem ser respeitadas por todos os sites que desejam manter seu bom posicionamento. Caso contrário, o site pode ser duramente punido com algumas posições a menos no ranking.


As práticas consideradas irregulares pelo Google são:

– Doorway Pages

São páginas criadas para melhorar o posicionamento do site, mas nada além disso. O conteúdo é focado na utilização de certos termos que atraem o clique. Quando o usuário entra em uma página doorway, esse é direcionado para o site original.

– Cloaking

Essa prática consiste na criação de dois conteúdos distintos: um que é apresentado aos robôs do Google e outro que é apresentado ao visitante. A página feita para os robôs não possui conteúdo útil, apenas palavras-chave jogadas desconexamente. Nesse caso, o Google não pode avaliar a qualidade da página que o visitante vê e pune gravemente o site que pratica cloaking.

– Textos Hidden

Como o nome supõe, textos hidden é a prática de usar textos que o usuário não consegue ver, a fim de aumentar o volume de palavras no conteúdo do site. Para isso, se aplica na fonte do texto a mesma cor utilizada no fundo. Entretanto, os robôs do Google são capazes de ler esses textos escondidos e vão penalizar o site que se usar dessa prática irregular.

– Alt Image Tag Stuffing

O atributo <alt> serve para apresentar um título à imagem, caso ela não seja carregada na página. Entretanto, há quem se aproveite desse recurso para aumentar o volume das palavras-chave. É uma prática que, como a anterior, também se baseia na inserção de palavras-chaves invisíveis ao usuário. Porém, novamente, os robôs do Google são capazes de ler esse texto abusivo e, sempre que o identificam, punem o site.

– Title Tag Stuffing

Essa é mais uma prática que usa indevidamente uma tag para aumentar o número de palavras-chave na página. Nesse caso, a palavra-chave é inserida no título. O Google recomenda, sim, incluir a palavra-chave no title, mas apenas uma vez.

As penalizações podem ser de:

– Rebaixamento no ranking

O site perde posições no ranking. Não importa qual palavra o usuário digite, pode ser especificamente o nome da sua empresa, o seu posicionamento terá caído muitas posições. Essa punição pode afetar todo o domínio.

– Exclusão

O nome é assustador e faz juz à penalidade, pois o Google pode mesmo remover o índice daqueles sites que não estão de acordo com as suas diretrizes. Ou seja, se o site recebeu essa penalidade ele é inteiramente retirado dos resultados do Google. Para saber se isso aconteceu com você, faça o teste: digite “site:(insira seu site aqui).com.br” na busca do Google e se não aparecer resultado algum, ou seu site ainda não foi indexado ou, pior, sofreu a penalidade de exclusão.

Como reverter as penalidades:

Felizmente, é possível recorrer às penalizações por meio do pedido de reconsideração ou remoção. Nessa hora, o importante é concordar que você violou uma das diretrizes do Google e dizer a eles que o problema já foi resolvido.

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