top of page

Coworking para ecommerce: você já ouviu falar?

Conheça um Coworking e Full hub para e-commerce

Você já pensou em trabalhar em um coworking? Provavelmente você já ouviu falar de lugares onde profissionais podem trabalhar em um ambiente compartilhado e rico de networking.

Um coworking oferece muitas vantagens, como o aumento da produtividade e a possibilidade de fazer novos negócios.

Mas empresas de ecommerce, de modo geral, podem utilizar esse ambiente e contar com locais de armazenagem, separação e embalagem, além de salas para fazer reuniões?

Imagine o cenário: você montou uma empresa e precisa de espaço para estocar, mas ainda não pode investir em um armazém.

Faria sentido começar em um coworking para e-commerce que ofereça infraestrutura, acomode seus produtos e tenha um local para desenvolver atividades administrativas e, até mesmo, montar um show room quando necessário.

Este conceito inspirou a criação da Ulock, um self storage, coworking e full hub que visa atender pequenos e médios ecommerces.

A Ulock está localizada no largo do cambuci, próxima a Avenida Dom Pedro, Avenida do Estado.

A escolha do local foi estratégica, pois facilita a distribuição dos produtos já há possibilidade de acessar importantes vias, como a Marginal do Tietê, Dutra, Castelo Branco, Bandeirante e tem a saída para o litoral e Regis Bitencourt.

A empresa é voltada para pequenos e médios ecommercers oferece 6500 m de área para armazenagem, divididos entre 400 boxes e mil metros de escritório para 200 pessoas.

A área de embalagem é compartilhada, mas isso não impede de utilizar a área dentro dos boxes.

Para conhecer melhor a empresa, conversamos com seu diretor, Marcelo H. Nicoli.

Como a Ulock pretende ajudar no crescimento das pequenas e médias empresas?

Buscamos parcerias, como a ComSchool e ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico), pois queremos fazer parte dessa rede de ensinamento. Principalmente focando em criar oportunidade e competitividade para pequenos e médios ecommerces.

Além disso, precisamos transpor uma barreira cultural que as pessoas têm para comprar online. Devemos mostrar que podemos trabalhar com segurança e melhorar essa experiência com os produtos.

Por isso, temos segurança 24 horas e também alarmes individuais em cada box. Controlamos a abertura e o fechamento de cada box e mais de 35 câmeras espalhadas na operação.

Os acessos são por biometria, pois temos muito cuidado tanto com as pessoas quanto com os estoques.

Do ponto de vista financeiro, nossos contratos são mensais, sem necessidade de fiador e com flexibilidade, mas que também inspiram segurança.

O cliente aluga apenas o espaço que ele vai utilizar, pode chegar já com o container e começar a operar. A ideia é que ele tenha espaço para operar sempre que precisar.

Qual a diferença entre o conceito Full Hub e o conceito Full commerce?

A maior diferença é a oferta de uma infraestrutura completa e as parcerias que as empresas têm a disposição para aumentar a sua competitividade.

Nosso cliente usufrui, mas é ele quem gerencia suas atividades, terceirizando apenas a infraestrutura. Ele tem total controle sobre suas operações.

O principal diferencial é contar com uma estrutura completa e profissional, além de economicamente viável.

Optar pelo full hub proporciona ganhos de competitividade, pois os nossos clientes não têm escala e nós conseguimos compartilhar recursos para que eles ganhem aumento de escala.

Quais os tipos de clientes optam por um coworking para ecommerce?

O serviço é voltado ao e-commerce, mas surgem empresas de eventos que têm necessidades parecidas, pois precisam de um escritório e uma área de armazenagem.

Quem trabalha nessa área precisa guardar os equipamentos após o evento terminar e, muitas vezes, no período noturno. Não temos restrição quanto a horários, o que ajuda bastante nessa situação.

Assim, identificamos algumas demandas não atendidas, principalmente dos pequenos e médios ecommerces.

Faltava um local adequado e economicamente viável, além da falta de competitividade com players que têm maior escala.

Pensando nisso a Ulock foi criada para atender essas necessidades, tanto por meio de uma oferta de infraestrutura quando com um ecossistema que incentive a competitividade dos clientes. Esse é o conceito do Full Hub.

Como é a infraestrutura de um coworking para ecommerce?


A infraestrutura engloba, no mesmo local, quatro pilares:

O primeiro é um escritório de trabalho no conceito coworking, onde os clientes optam por estações de trabalho ou salas privativas e contam com internet de alta velocidade, área de descompressão, recepção e serviço de impressão e telefonia.

O segundo pilar são os espaços de armazenagem no conceito self storage, ou seja, são boxes que variam de 4,5 m² até mais de 100 m² que podem ser alugados para guardar mercadorias com segurança e flexibilidade.

Assim que o cliente aluga o box ele recebe o acesso e pode, inclusive, usufruir da área de empacotamento para etiquetar e embalar suas mercadorias.

O terceiro pilar, que não se trata de infraestrutura física, é sobre parcerias, como a que firmamos com a ComSchool.

A ideia é trazer parceiros para atender as necessidades desses pequenos e médios ecommerces que ali estão.

A ComSchool, por exemplo, nos ajuda a capacitar esses nossos clientes para eles se tornarem mais competitivos.

Outro exemplo é nosso acordo com as transportadoras, como os Correios que vai todo dia fazer o recebimento e a coleta de mercadorias dentro de nossa unidade.

Assim, os clientes não precisam sair da Ulock e têm mais comodidade.

Também temos parcerias estratégicas com empresas de embalagens, já que temos grande escala e podemos repassar isso aos nossos clientes.

Como último pilar temos um ambiente frequentado por empresas de pequeno e médio porte e eles podem compartilhar suas experiências. Então é um networking bem específico.


Marcelo H. Nicoli é diretor da Ulock

O que você achou de conhecer um coworking para e-commerce? Se você quer criar a sua loja virtual com as melhores práticas, matricule-se no curso Gerentes de Ecommerce e Marketing Digital.

Invista em uma formação que conceda um certificado reconhecido e proporcione o contato com profissionais experientes.

bottom of page