Dia das Crianças e E-commerce: as expectativas para 2014

As crianças estão ficando mais exigentes, e, para realizar o desejo da garotada, os pais não deixam por menos. A data 12 de outubro registra um dos maiores índices de consumo online e é responsável por impulsionar o e-commerce no segundo semestre. O Dia das Crianças, que abre as festividades de fim ano, tem grande participação nos faturamentos do comércio eletrônico, mantendo sua expressividade mesmo quando comparada à Black Friday ou ao próprio Natal.

 

No ano passado, o Dia das Crianças movimentou R$ 1,154 bilhão no e-commerce brasileiro. As categorias mais procuradas nesse período foram as de Moda & Acessórios (12%), Eletrodomésticos (11%), Telefonia e Celulares (9%), Informática (8%), Casa & Decoração (8%) e Brinquedos e Jogos (7%). A E-bit, empresa responsável pela pesquisa, registrou mais de 2,93 milhões de pedidos on-line entre os dias 28 de setembro e 11 de outubro, véspera do dia das crianças. O tíquete médio foi de R$ 394, provando que os brasileiros estão dispostos a gastar um valor considerável com os presentes infantis.

 

Para 2014, os números prometem crescer ainda mais. A terceira data mais lucrativa do e-commerce nacional – atrás apenas do Natal e do Dia das Mães – reserva grandes oportunidades para os empreendedores do comércio eletrônico. A dica é apostar na criatividade e atrair não somente as compras infantis, mas também fisgar os adultos que estão visitando a sua loja e motivá-los às próximas compras.

 

Confira nossas dicas para deixar seu e-commerce para o dia das crianças:

 

1- Nos produtos que serão procurados para o público infantil, use fotos ilustrativas, com crianças manuseando o objeto. É muito importante que a pessoa que está comprando enxergue um modelo parecido com a criança presenteada. Ao comprar uma lembrança já surgem muitas incertezas, facilita se ele conseguir imaginar a criança usando o produto

2- Aproximadamente um mês antes da data, inicie campanhas de e-mail marketing, Google Adwords e de redes sociais focando os seus produtos infantis. Ofereça vantagens como desconto, frete grátis ou entrega rápida para atrair o cliente, já que nesse período os concorrentes também estarão atentos a essas estratégias.

3- Muitos estarão comprando pela primeira vez no seu site. Aproveite os novos lides posteriormente com ações de comunicação direcionadas ao interesse desse público. Lembre que o pai compra um brinquedo para o filho no Dia das Crianças, mas gostaria de receber e-mails com produtos adultos no restante do ano.

 


 

Quer abrir uma loja de Ecommerce, mas tem dúvidas sobre como começar? Faça um dos cursos de Ecommerce da Comschool. Você pode aprender com o curso Ecommerce na Prática, que dá uma visão geral sobre o assunto, ou mais específicos, como o Ecommerce de Moda, ou decoração e utilidades do lar.

Todos os cursos estão disponíveis na modalidade presencial ou online. Acesse www.comschool.com.br e confira!