Como gerenciar o tempo para ter sucesso

Técnicas de gerenciamento do tempo para aumentar seu sucesso

Sempre que você pensa em começar um curso fica angustiado por não ter tempo para estudar, não é mesmo? Já pensou em aplicar técnicas de gerenciamento do tempo?

A correria pode ser uma desculpa para você não investir no seu conhecimento. Além disso, você pode deixar outras coisas influenciarem seu tempo, como a família, o cansaço ou o trânsito.

Você sabia que pode mudar este cenário com algumas pequenas mudanças no seu cotidiano?

Para começar, você precisa mudar sua forma de pensar e separar um tempo para estudar.

Outra medida é escolher um curso que também possa ser acompanhado online e ao vivo.

Conhecer algumas técnicas de gerenciamento de tempo é importante.

Contudo, não adiantará nada se você se deixar levar por suas tarefas e, até mesmo, pelas cobranças.

No intuito de ajudar você a superar este desafio, selecionamos algumas dicas para encorajar este momento de transformação. 

Gerencie seu tempo com um curso online ao vivo 

Você precisa delimitar o tempo para estudar, sem que isso afete suas responsabilidades com trabalho e a atenção que você precisa dedicar a sua família.

Aliás, converse com todos ao seu redor para respeitarem o seu momento. É muito importante que as pessoas entendam a sua necessidade de se dedicar aos estudos.

Como sua vida é corrida demais, reserve uma quantidade de horas que você conseguir e procure um curso que você possa acompanhar online ao vivo.

Além disso, escolha estudar em uma escola que ofereça uma excelente infraestrutura, professores experientes e a presença da moderação durante as aulas para que você possa interagir e enviar suas perguntas e insights.

Com isso, você poderá aproveitar o pouco tempo que tem disponível para ter a melhor experiência de estudo. 

Use temporizador nas atividades de lazer

Você sabe quanto tempo perde em cada atividade não relacionada aos seus estudos? É impressionante as horas que ficamos navegando na internet, trocando mensagens no Whatsapp e as interações das redes sociais.

Há diversas formas de temporizar os momentos de lazer, como usar o cronômetro ou aplicativos de gerenciamento de tempo em smartphones.

Reserve um momento para o lazer, pois é importante manter a mente focada em uma tarefa de cada vez.

Não tem um bom efeito no aprendizado acompanhar uma aula trocando mensagens de texto ou compartilhando posts no Facebook e curtindo fotos no Instagram. 

Contudo, você pode usar a tecnologia ao seu favor ao optar pelos aplicativos certos. Existem opções e você pode testar até encontrar o que for mais adequado ao seu dia a dia. Basta acessar a loja de aplicações e fazer uma busca.

Para agilizar, separamos algumas sugestões muito úteis para você testar: 

  • Pomodoro Timer – esse aplicativo foi criado com base na técnica Pomodoro (método de gerenciamento de tempo que divide as atividades em períodos de 25 minutos).  
  • Fokuzi – além de marcar o tempo que você estuda, ele desliga todas as notificações do seu dispositivo móvel durante o tempo que você determinar.
  • Productivity Challenge Timer – outra aplicação baseada na técnica Pomodoro tem como diferenciar identificar em quais dias no decorrer da semana você é mais produtivo.

Siga o cronograma e estude em um lugar adequado

Acompanhe o calendário de aulas proposto pelo curso que você escolheu para não perder nenhuma informação.

No caso de uma formação online, aproveite os recursos que a escola oferecer. A ComSchool, por exemplo, além de trabalhar com tecnologia de ponta que mantém uma transmissão estável, oferece o apoio de um mediador em sala de aula para intermediar os contatos entre alunos e professores.

Procure um lugar tranquilo para estudar, como um cômodo mais tranquilo em sua casa e que seja bem iluminado, limpo e organizado.

Se não for possível estar em casa no momento das aulas ao vivo, certifique-se no momento de se matricular, que você pode acompanhar as gravações posteriormente. 

Seja criativo para usar melhor o seu tempo

Para tirar o melhor proveito do seu tempo procure formas diferentes de estudar. Se você passa uma parte do seu dia no trânsito e não precisa guiar um veículo, use esse tempo para ler o material de apoio do curso.

O aluno da ComSchool tem acesso a materiais atualizados e com muita informação para complementar o que é exposto durante as aulas. 

Os professores disponibilizam em formatos que podem ser lidos em qualquer dispositivo móvel, além de links de artigos incríveis para você aprender e ter insights.  

Outro momento que pode ser utilizado para estudar é o horário de almoço, após fazer sua refeição.

Pense sempre na solução mais simples e aproveite qualquer “brecha” para perseguir seu sonho.  

Faça intervalos estratégicos

Estender muito o tempo em que se estuda não faz parte das premissas do gerenciamento de tempo.

Você só ficará mais cansado e sua produtividade será pior, mesmo que ache o contrário.

Faça algumas pausas estratégias para se alongar e fazer um lanche ou uma refeição para recuperar suas energias.

Acompanhar estas dicas é a melhor forma de tirar o melhor proveito do tempo que você dedicará a sua formação. Investir em si mesmo é importante se você tem ambições maiores e quer sair do lugar comum. 

Procure sempre a melhor instituição para você estudar e conquistar uma certificação reconhecida e selos profissionais. 

A ComSchool oferece cursos de Marketing DigitalE-commerceMidias SociaisTecnologia.

 Além disso, você conhece outras pessoas, mesmo online, pois tem aula com professores experientes e com vivência real no mercado.