Dicas de Logística no E-commerce

O e-commerce encontra muitos desafios, principalmente no que se refere a Logística. Sua empresa pode enfrentar gargalos relacionados ao armazenamento, separação e embalagem do produto e ao seu transporte e segurança. Assim, para enfrentar estes problemas, o operador logístico precisa de uma estratégia clara e concisa, que inclua parceiros logísticos.

Além disso, cada e-commerce tem suas particularidades e alguns problemas podem existir apenas para o seu negócio. Para começar a resolvê-los é importante se posicionar e procurar alternativas simples que podem ser aplicadas sem dificuldade.

Acompanhe algumas dicas que podem fazer toda a diferença em sua abordagem:

Armazenamento e estoque são fundamentais para a logística no e-commerce

O setor que deve receber atenção redobrada é a armazenagem, pois é onde os produtos, de todos os tipos, ficam guardados. Caso sua loja virtual trabalhe com mercadorias perecíveis, como comida e bebida, o armazenamento exige condições especiais, como temperatura ajustada em determinado grau para não danificar os itens e a manutenção da assepsia do espaço no intuito de evitar contaminação.

Por outro lado, quando a empresa trabalha com eletrônicos, precisa controlar a umidade e as altas temperaturas para não danificar os circuitos dos aparelhos. Por fim, a organização facilita a visualização do estoque e ajuda a mantê-lo em dia.

Separação das mercadorias

Quando uma compra é concluída, o passo seguinte é separar o produto ou produtos solicitados. Para evitar confusões no momento de montar o pedido do cliente, a separação precisa ser feita com cuidado extra e confirmação constante dos dados da mercadoria adquirida. Assim, o responsável por esta atividade realiza esta tarefa por seção, fazendo a separação, checagem e agrupamento do que foi solicitado pelo consumidor.

E-book - Habilidades do Gerente de E-commerce

Embalagem é uma das dicas de logistíca no e-commerce

A intenção desta etapa é embalar o produto de forma que ele se mantenha íntegro durante o percurso até o endereço de entrega. Portanto, cada produto necessita de um processo próprio e que atenda as suas particularidades, como dimensões e peso. Além disso, pode ser uma ótima oportunidade para surpreender o cliente, enviando uma mercadoria embalada de forma especial e personalizada, como um presente.

Transporte com segurança

O transporte é um grande gargalo dentro da Logística para e-commerce devido aos problemas de infraestrutura nas vias em nosso país, aos valores do combustível e custos altos para conservar a frota, entre outros.

Outro problema é o risco do roubo de carga, que exige um rastreamento das mercadorias e a contratação de seguro e, se possível, de uma escolta.

Parceiro logístico

Encontrar um parceiro logístico eficiente é essencial para a gestão de transportes e para a criação de uma experiência de entrega mais agradável ao seu cliente final. Veja neste vídeo, com a participação de Douglas Cunha, head de produto da Mandaê, quais as características principais que você deve buscar no seu parceiro logístico para ter sucesso na sua operação.

Você gostou deste texto com dicas de Logística para e-commerce? Aproveite para se aprofundar no assunto se matriculando no curso de Gerentes de Ecommerce e Marketing Digital.

Além desse, a ComSchool tem outros 170 cursos que podem ajudar você a turbinar a carreira e fazer um networking de alto nível. Todos os cursos dão direito aos Selos Profissionais Certificados.

Veja também: 
→ [Artigo] – Logística para e-commerce: como fazer uma gestão eficiente
→ [Artigo] – O que é Dropshipping? ComSchool Explica
→ [Artigo] – Por que as pessoas fazem compras online?