Como vender mais pela internet

Não é novidade que o mercado de E-commerce foi um dos mais privilegiados com os últimos acontecimentos e cresceu e muito em 2020. Vender pela internet se tornou essencial para que diversas empresas sobrevivessem e, por consequência, o consumidor se tornou mais digital e as lojas online estão fazendo muito sucesso.

Segundo a ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico), desde o início da pandemia mais de 135 mil lojas começaram a vender pela internet para continuar vendendo e mantendo-se no mercado. 

Somente no ano de 2020 o E-commerce faturou R$ 87,4 Bilhões, de acordo com relatório da Webshoppers da EBIT | NIELSEN e do Bexs Banc. A consultoria também projetou que em 2021 as vendas online terão uma alta de 26%.

Em um mercado competitivo saber as técnicas e ferramentas para vender mais pela internet gastando menos é fundamental para conseguir aumentar os resultados e se destacar da concorrência.

No Curso de Gerentes de Ecommerce e Marketing Digital você aprende as principais estratégias e táticas de sucesso usadas pelas Lojas Virtuais.

Aqui reunimos algumas dicas de Marketing para você vender mais pela internet.

Invista em Marketing de Conteúdo

O Marketing de Conteúdo é uma estratégia para quem quer vender mais pela internet, pois ele tem o objetivo de atrair clientes por meio da oferta de conteúdo relevante e de qualidade.

Uma das ferramentas mais importantes é o blog, que além possibilitar a oferta de conteúdo de qualidade para os seus clientes e gerar uma proximidade com o seu público, ele pode aumentar o trafego do seu site e garantir mais resultados orgânicos, diminuindo a necessidade de investimento em anúncios.

Utilize estratégias de SEO e otimize seu blog, saiba quais palavras chaves usar na produção do seu conteúdo, assim maiores as chances do seu público te encontrar nos motores de buscas.

Importante salientar que as estratégias de Marketing de Conteúdo podem ser utilizadas para atrair clientes, gerar conversão, vender e encantar o seu cliente.

Além do blog outras ferramentas podem ser utilizadas como Redes Sociais e E-mail Marketing.

Tenha um perfil nas Redes Sociais

Vender pela internet é também falar de redes sociais. Estar em diversos canais é extremamente importante para você ampliar o seu alcance e facilitar o contato do consumidor com a sua empresa.

Com dezenas de usuários as Redes Sociais deixaram de ser meramente plataformas de entretenimento para se tornarem importantes ferramentas de Marketing, pois com elas é possível ampliar o alcance da sua marca, divulgar produtos e serviços e se aproximar do seu consumidor, gerando um aumento de vendas e receita.

Por meio das redes sociais sua empresa pode:

  • Divulgar produtos e serviços para um público qualificado
  • Gerar reconhecimento de marca e aumentar o Awareness
  • Estabelecer um canal para o atendimento do público
  • Aumentar as vendas e conquistar novos clientes

Saiba utilizar os recursos “for business” das plataformas, crie a página da sua empresa no Facebook e um perfil comercial no Instagram. Não se esqueça de que hoje também é possível ter uma loja no Instagram com o Instagram Shopping, o que pode aumentar e muito o seu alcance.

Utilize o e-mail Marketing

Muitos podem duvidar, mas o e-mail marketing ainda é uma ótima ferramenta de relacionamento para as empresas que querem vender mais pela internet, em especial para empresas de varejo.

Se você vende pela internet o e-mail marketing será muito útil para divulgar promoções e ofertas, levar o seu cliente para o seu site com maior facilidade e oferecer conteúdos relevantes para ele, gerando uma conexão com a marca.

Este é um canal direto com a sua base de clientes e é fundamental que você tenha uma comunicação personalizada e segmentada para cada perfil de consumidor.

Garanta que os assuntos dos e-mails sejam atrativos e entregue um conteúdo de qualidade. Envie cupons de desconto, ofereça pacotes de produtos e aproveite datas comemorativas.

Faça campanhas de remarketing

Sabe aquele usuário que acessou o seu site, visualizou diversos produtos, chegou até a colocar no carrinho, mas não finalizou a compra?

Então, o Remarketing nada mais é do que você direcionar um esforço de marketing para uma pessoa que já foi impactada de alguma forma pela sua empresa e demonstrou algum interesse pelos seus produtos. O objetivo do remarketing é aumentar a taxa de conversão da sua loja para você vender mais pela internet.

Por meio do e-mail marketing, por exemplo, você pode incentivar o seu cliente a tomar alguma ação, a revisitar a página de um produto, ou então lembrá-lo de que ele encheu o carrinho de compras e não finalizou a aquisição do produto. Você ainda pode oferecer cupons de descontos que podem interessar aos clientes com base nas suas preferências.

Divulgue seus produtos no Google Shopping

Com o Google Merchant Center, uma ferramenta do próprio Google que ajuda você fornecer as informações da sua loja e dos seus produtos ao Google e disponibilizá-las para os compradores gratuitamente.

Com as listagens gratuitas do Merchant Center os usuários podem ver resultados de itens da sua loja em várias plataformas do Google, como o “Imagens”, a guia “Shopping”, a Pesquisa e o Google Lens.

Invista em Anúncios para vender pela internet

Se a sua empresa possui orçamento e você precisa de resultados no curso prazo essa é uma ótima estratégia para vender mais pela internet.

Investir em anúncios no Google ads Facebook Ads, Instagram ads e outras plataformas pode ser algo muito promissor para empresas que vendem pela internet. Essa é a possibilidade de você alcançar um público muito mais abrangente e qualificado, pois com a segmentação de preferências e dados demográficos seus anúncios irão atrair os clientes certos para a sua loja virtual.

Aprenda na Prática a Criar Campanhas e Anúncios de Performance no Google Ads com o Curso de Google Adwords.

No Curso de Facebook Marketing na Prática você aprende a fazer planejamento de campanhas, postagens, impulsionamento, criação de Face Ads, monitoramento e geração de leads.

LEIA TAMBÉM

[ARTIGO] O que vender no ecommerce
[ARTIGO] Crescimento do E-commerce no Brasil em 2020
[TESTE DE E-COMMERCE] Teste de E-commerce