top of page

Dicas para seu planejamento de Marketing Digital

Antes da execução de qualquer ideia ou estratégia, precisamos as ter pensadas e planejadas. O marketing digital é um conjunto de técnicas e ferramentas essenciais para o sucesso de negócios nas plataformas online. Mas, antes de sair aplicando conceitos e práticas que envolvem o marketing digital, é importante fazer várias análises e elaborar um plano, um cronograma de ações, para estar pronto para possíveis imprevistos.

Embora existam diversas receitas de como fazer um mesmo bolo, normalmente os ingredientes são bastante similares. Igualmente, a receita do sucesso varia de empresa para empresa, mas existem “ingredientes” que são essenciais em todo planejamento de marketing digital. Mesmo que básico, um bom planejamento, deve sempre levar em consideração alguns fatores fundamentais: há a necessidade de conhecer bem a sua empresa, estudar os concorrentes e compreender qual sua posição no gosto dos consumidores.

Além disso, definir metas e objetivos, a curto e a longo prazo, e identificar quais métricas são mais apropriadas para medir o retorno sobre os recursos investidos deve fazer parte do planejamento de marketing digital, entre outros pontos. Aí vão dicas mais detalhadas de como manter as coisas no caminho certo. Anote todas e que seu empreendimento tenha muito sucesso!

Conhecimento é o alicerce das estratégias

Conhecimento vai além de entender do assunto e da área em um sentido profissional. Entender e ter os conceitos da empresa bem claros em mente é importante para poder traçar as melhores estratégias. Analise a concorrência e trace uma comparação honesta, para descobrir onde apostar e o que melhorar. Estudar o público-alvo, seu comportamento e sua maneiras de pensar também é essencial para compreender o contexto maior em que se está inserido.


6 tipos de ferramentas de Marketing Digital que você precisa dominar

Defina as técnicas e os canais mais apropriados

Conhecendo a si, ao mercado e para quem está ofertando, você estará pronto para escolher as melhores estratégias. Existem diversas opções no marketing digital: SEO, links patrocinados, marketing de conteúdo, mídias sociais e várias outras. Algumas técnicas são indispensáveis, como SEO, por exemplo. O mais indicado é trabalhá-las em conjunto para obter os melhores resultados.

Invista em qualificação profissional

Não adianta haver inúmeras ferramentas e técnicas a serem usadas, se seus profissionais não forem qualificados e não se atualizarem constantemente. Cabe a você, empreendedor, buscar sempre a excelência profissional de sua empresa. Invista em capacitações e cursos de qualificação para seus funcionários e, inclusive, para você. Seu negócios será reflexo do conhecimento e da capacidade profissinal de sua equipe!

Estabeleça metas e prazos

Ter objetivos em mente é ótimo, porém quando os definimos e os agendamos em um cronograma fica fácil demorar a alcançá-los, perdendo a noção de tempo e esforços investidos. Por isso, estabeleça as metas e quando irá atingí-las. Comece com objetivos mais simples, a curto prazo, e amplia sua visão para elaborar metas mais complexas. É importante que trabalhe sempre levando em consideração os prazos.

Defina as métricas e as monitore para aprimorar suas táticas

Existem muitas métricas para analisar seu desempenho. Algumas lhe serão mais úteis que outras, portanto: escolha as que melhor atenderão seus resultados. Após, definí-las, acompanhe os resultados. Sem monitoramento constante será impossível identificar onde e como melhorar.

Com algumas dicas práticas e concisas seu planejamento de marketing digital e sua aplicação ficarão bem mais fáceis de serem realizados. Lembre que é sua responsabilidade complementar seu planejamento conforme avaliar necessário.

 

Quer se diferenciar no mercado Marketing Digital? Conheça os cursos de Gerentes de Marketing Digital oferecidos pela Comschool.

A escola oferece o curso presencial e online, e oferece cursos presenciais em Porto Alegre, Rio de Janeiro, Florianópolis, Curitiba e São Paulo. Confira!

bottom of page