Dicionário de Marketing Digital – Métricas

Conheça as métricas mais utilizadas no Marketing Digital

As métricas de marketing digital ajudam a entender o que precisa ser otimizado ou corrigido em sua estratégia. Contudo, o mais importante é saber o que cada sigla ou termo significa para entender o que tem a ver com o seu negócio e, por consequência, ser medido.

Na prática, não é necessário acompanhar todas as métricas, mas é importante saber todas elas. Por isso, criamos um dicionário sobre métricas e seus significados. Você pode conferir o Dicionário de Marketing com termos mais utilizados na produção de conteúdo neste link.

Uma dica para agilizar a busca é usar o comando “Ctrl + F” no Windows, e “Command + F” no Macbook. Confira, a seguir, alguns verbetes e seus significados.

Métricas de marketing digital

CAC (Custo de Aquisição de Cliente) – indica o quanto a empresa gasta para conquistar cada novo cliente e tem a função de definir o orçamento e as ações de marketing.

CPC (Custo por Clique) – é a cobrança de serviços por clique em anúncios pagos (Facebook Ads e Adwords , por exemplo). Você define o quanto deseja pagar pelos cliques.

CPA (Custo por Aquisição) – é parecido com o CPC, mas sua cobrança é calculada em cima das conversões realizadas.

CTR (Click through Rate) – taxa importante para verificar se os anúncios tiveram um bom desempenho. Indica o número de cliques dividido pelas impressões de um anúncio.

KPI (Key Performance Indicators) – indicadores definidos para medir o progresso de suas ações sobre uma determinada meta.

Pageviews – são um parâmetro que indica as visualizações das páginas de um site. É diferente das visitas em um site.

ROI (“Return on Investment”, Retorno sobre Investimento) – relação do dinheiro ganho (ou perdido) e tudo o que foi investido em ações marketing.

SEM (Search Engine Marketing) – conjunto de estratégias de marketing para promover um site nos resultados dos buscadores. Geralmente é composto por SEO (otimização para o site aparecer na Busca Orgânica) e anúncios em Links Patrocinados, como o Google Adwords.

SEO (“Search Engine Optimization”, otimização para buscadores) – conjunto de técnicas, estudos e métodos que visam melhorar o posicionamento das páginas de um site em mecanismos de busca como o Google.

Visita – é cada vez que o site recebe um visitante. Porém, se ele sair do site e, depois de meia hora, entrar de novo, será contabilizado como uma nova visita.

Visitante – é quem acessa o site durante uma sessão.

Visitante Único – é aquele que acesso um site e teve um cookie instalado em seu computador, o que serve para contabilizar todas as visitas deste visitante em diferentes ocasiões. Assim, é possível saber, de fato, quantos visitantes um site teve.

Visitantes de retorno – é o visitante único que retornou o acesso a um site.

Web Analytics – é o trabalho de mensurar, coletar, analisar e reportar os dados da web para melhorar os resultados das ações no site e em outros canais digitais.

E-book - Principais Indicadores do E-commerce

Continue acompanhando nosso blog para ficar por dentro de outros termos do Dicionário de Marketing Digital nos próximos posts!

Se você deseja saber mais sobre Marketing Digital conheça os cursos da ComSchool, em especial, o curso de Marketing Digital de Alta Performance.

Conheça melhor cada termo e suas aplicações estudando com professores atuantes no mercado digital e faça um networking de alto nível.