Diferença entre centro de treinamento e universidade corporativa

Há diferença entre centro de treinamento e universidade corporativa? Essa é uma das dúvidas mais comuns entre os profissionais do mercado que costumam estudar sobre esse tema, geralmente ao procurar por um treinamento corporativo

Afinal, as duas estruturas têm objetivos similares, mas há detalhes que as diferenciam. Pensando nisso, vamos falar sobre esse assunto no texto de hoje, e responder se há diferença entre centro de treinamento e universidade corporativa. Mas antes de tudo, vamos entender o que é cada um deles.

O que é centro de treinamento corporativo

Com a intenção de oferecer treinamento corporativo voltado para aprimorar as habilidades e resolver gaps dos colaboradores para serem profissionais ainda melhores, surgem os centros de treinamento profissionais, ou corporativos como também são conhecidos.

Para que isso aconteça, os centros de treinamentos devem acompanhar e analisar o desenvolvimento de cada profissional, entendendo quais são os pontos de melhorias que mais se repetem entre os colaboradores. Além disso, devem elaborar treinamentos personalizados para destravar as habilidades que faltam para cada profissional ter ainda mais desempenho.

Outra coisa importante que os centros de treinamento sérios possuem, é oferecer certificações para os participantes. Esse é um dos incentivos que mais motivam os colaborares a engajar e acompanhar os treinamentos.

Centros de treinamentos corporativos também apresentam quatro características que são fundamentais para fazer a diferença no aprendizado dos colaboradores de uma empresa. São elas:

Analisar as necessidades dos dois lados

diferença entre o centro de treinamento e a universidade corporativa está presente no entendimento nas dores dos dois lados, com uma visão externa e baseada em dados. Algumas das informações que são analisadas são:

  • Tempo: qual é a duração que cada aula pode ter para uma boa experiência e sem interferir na rotina das equipes?
  • Funcionários que vão receber a capacitação: além de selecionar quem são os colaboradores que vão participar, é importante entender o nível de conhecimento que eles têm sobre o assunto.
  • Principais conteúdos: com base nos gaps que os alunos têm, é importante elaborar o plano de aulas do treinamento para responder as principais dúvidas encontradas.

Entendimento do público

Como destacamos antes, é crucial entender para quem será ministrado o treinamento. As pessoas presentes já tem alguma familiaridade com tema no dia a dia ou será explicado algo do zero, por exemplo? Esse é um tipo de pergunta que deve ser feita para entender quem é o público daquele treinamento.

Planejar os materiais

Uma diferença entre centro de treinamento e universidade corporativa está na seleção de materiais. Centros de treinamento tendem a criar conteúdos personalizado para cada tipo de cliente, após a análise de detalhada do público para saber o que será útil e funcional para os presentes no treinamento.

Contar com referências do mercado

Aqui aparece outra diferença entre centro de treinamento e universidade corporativa. Centros de treinamentos contam com profissionais que são atuantes no mercado e que podem trazer outras visões de problemas encontradas por seus colaboradores, fornecendo insights com base nas situações encontradas por eles ao longo da carreira.

O que é Universidade Corporativa e como funciona?

A universidade corporativa oferece cursos internos para seus colaboradores, com base em cursos de nível técnico, graduação ou nível superior.

Uma diferença entre o centro de treinamento e universidade corporativa está presente na restrição. Normalmente, a universidade corporativa, ou empresarial como também é conhecida, atende somente a uma empresa ou instituição.

Ela surgiu com o objetivo de desenvolver os colaboradores alinhada não somente para resolver os desafios atuais, mas sim, com a intenção de preparar pessoas para ocupar posições estratégicas no crescimento da empresa.

Normalmente, as instituições que buscam criar uma universidade corporativa seguem os seguintes passos.

  1. Selecionam o líder
  2. Definem um time responsável
  3. Escolhem o conteúdo para o programa
  4. Elaboram a metodologia dos treinamentos
  5. Definem a plataforma de aprendizagem
  6. Acompanham o progresso e o desenvolvimento dos colaboradores

Entretanto, a diferença entre o centro de treinamento e universidade corporativa é que nessa modalidade, por conta da falta de conhecimento sobre o ensino que uma empresa especializada tem, há mais chances de os resultados não serem tão efetivos, além da demora na implantação da universidade corporativa.

Conclusão

Como pudemos perceber, a principal diferença entre o centro de treinamento e universidade corporativa, está presente na didática.

Enquanto um centro de treinamento conta com a expertise de anos e diversos casos de sucesso, começar uma universidade do zero pode ser um processo pouco efetivo e levar muito mais tempo do que o recomendado, se não tiver o acompanhamento de profissionais que entendem do assunto.

Quer levar os resultados de seus colaboradores a outro nível e não sabe como? Conte com a ComSchool e um time de professores que são destaque em suas áreas. Temos treinamentos para sua empresa, seja na modalidade presencial ou online ao vivo pela plataforma Zoom.

Conheça o treinamento corporativo personalizado que ajudará as pessoas de sua empresa a terem mais performance e elevar seus números a outro nível.