DNVB: descubra o modelo de negócio das novas gerações

Para se manterem atualizadas, empresas devem estar sempre de olho nas novas gerações. Não adianta reinventar a roda se você não consegue mostrar qual é o seu diferencial em comparação ao que já existe e é conhecido no mercado. É por isso que marcas do tipo DNVB estão se tornando revolucionárias.

Focadas em um público que já nasceu e cresceu com a internet, essas novas empresas estão trazendo novidades importantes para o posicionamento delas com o público. Entenda o que é uma DNVB e como ela trabalha com o conteúdo a seguir do blog da ComSchool!

O que são DNVBs?

DNVB é a sigla para o termo digitally native vertical brand, ou marca vertical nativamente digital, em português. Basicamente, refere-se àquelas empresas que nascem, atuam e se dedicam ao ambiente virtual, com o foco voltado para as gerações Y e Z.

Diferentemente de um e-commerce, que é uma adaptação de negócios de varejo do físico para o on-line, uma DNVB é digital first. Isso significa que todas as suas estratégias serão voltadas para ações virtuais em primeiro lugar e, caso seja de interesse, físicas em segundo.

O termo foi usado pela primeira vez por Andy Dunn em seu blog pessoal, em que ele conta sobre a estratégia utilizada em sua marca de roupas, Bonobos. Publicado em 2016, “The Book of DNVB” explica como foram os últimos dez anos de desenvolvimento para que a empresa chegasse onde está agora.

Ele explica como marcas como a dele (e outros exemplos que seguem o mesmo modelo) são e precisam ser diferentes do que já existe no mercado. Assim, busca criar maior clareza sobre quais são os caminhos a serem seguidos caso novas empresas desse tipo surjam.

Os diferenciais de uma DNVB

A internet é uma ótima ferramenta para quem busca empreender. Começando no ambiente virtual, é muito menos arriscado e bem mais simples colocar uma ideia para funcionar. No entanto, a saturação do mercado de marcas on-line é real, por isso, nem todos conseguem sobreviver.

Dessa maneira, é importante ter diferenciais, e não só isso: é fundamental estar a par do que as novas gerações de consumidores querem. Por conta desse olhar diferenciado que as DNVBs têm, elas conseguem ter essa posição especial na mente dos clientes.

Experiência do cliente

O foco principal de uma DNVB deve ser a experiência do cliente. Isso porque esse é o diferencial que a maioria dos novos públicos busca. Desde antes até o pós-compra, mostrar para o cliente que você está atento e, acima de tudo, que você se importa, é essencial.

Comunicação

Ainda relacionado ao tópico anterior, esqueça a comunicação com o cliente que funciona em até cinco dias úteis. Você e o seu público estão sempre em uma troca, por isso, é preciso criar uma conexão contínua com ele. Aqui, táticas omnichannel devem ser colocadas em prática para que a marca não perca a essência.

Logística

Outro ponto diferenciado é a logística simplificada que esse tipo de empresa deve proporcionar. Por natureza, ela já funciona de uma maneira única: da fábrica direto para o cliente, sem trâmites burocráticos pelo caminho. Essa mentalidade também pode ser aplicada para logísticas reversas.

Phygital

Não é porque uma marca é primariamente digital que ela precisa ser apenas digital. Ações físicas são muito bem-vindas, especialmente se sua empresa já tem uma boa quantidade de clientes. A união do virtual com a vida real pode ser feita por meio de pop-up stores, eventos, quiosques, etc.

Disrupção

Uma DNVB deve ser naturalmente disruptiva, pois um dos principais diferenciais dela é se destacar por meio da inovação. Independentemente de quais métodos funcionem melhor para o seu produto em específico, o importante é que você mostre uma vantagem de ir contra a maré.

DNVBs de sucesso

Existem diversos exemplos de DNVBs de sucesso pelo mundo, inclusive aqui, no Brasil. Se você está interessado nesse tipo de negócio, observar os métodos dessas empresas pode te ajudar a encontrar a melhor maneira de se destacar.

Bonobos

Começando pela Bonobos, uma das empresas fundadoras desse movimento. O diferencial principal da marca, que vende artigos de roupa masculina, é a personalização. Os clientes conseguem facilmente escolher o tipo de roupa e medidas que querem.

Yuool

A Yuool é uma DNVB brasileira que vende sapatos confortáveis e minimalistas feitos de lã. A marca preza pelo respeito à natureza e ao tempo, buscando ser um ponto de calmaria e conforto para os clientes entre a rotina agitada.

Glossier

Fundada em 2014, a Glossier se tornou um sucesso por conta da premissa diferenciada sobre beleza e maquiagem. Logo, a marca traria mudanças significativas para a indústria, onde até mesmo empresas de renome iriam se adaptar para seguir a tendência trazida pela startup.

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