E-commerce de Alimentos: O supermercado do Alibaba

Alibaba: conheça uma nova experiência no e-commerce de alimentos e supermercados online

O Grupo Alibaba, gigante mundial do e-commerce, também está investindo pesado no e-commerce de alimentos.

Digo também, porque recentemente a Amazon adquiriu a Whole Foods Market por aproximadamente US$ 13,7 bilhões.

O Alibaba lançou o Hema, um supermercado físico mas com cara de online, pois tem um conceito inovador, fazendo uso de smartphones para comprar alimentos dentro da loja física.

Isso é omnichannel na veia!

O supermercado Hema já conta com duas lojas físicas em Beijing, uma em Ningbo e dez em Shangai.

Quem visitar as lojas físicas do supermercado, pode utilizar um aplicativo mobile para ler os QR Codes (espécie de código de barras) dos produtos que estão nas prateleiras.

Dessa forma, é possível conferir na tela do smartphone, informações detalhadas sobre o produto, tais como: procedência, formulação, receitas, data de vencimento, preço e avaliações de consumidores, entre outras.

Por que estão de olho no e-commerce de alimentos?

Não é a toa que esses gigantes estão de olho nesse segmento.

A venda de alimentos e produtos de higiene e limpeza é um grande negócio:

  • A frequência de compras é alta. As pessoas compram esses produtos quase que semanalmente.
  • O tíquete médio por compra é menor que a média do e-commerce, mas quando somamos todas as compras feitas em um mês, esse tíquete fica muito mais alto.
  • A venda de produtos de marca própria tem margens altíssimas se comparada com outros segmentos (eletrônicos, informática, etc)
  • Empresas como Amazon e Alibaba já tem um mapeamento e uma base de clientes enorme, para trabalhar marketing por geolocalização
  • Por serem empresas inovadoras, nascidas e forjadas no mundo digital, seu nível tecnológico é um diferencial competitivo muito forte.

Como funciona o e-commerce de alimentos do Alibaba?

A inovação do Alibaba no e-commerce de alimentos está ligada à comodidade. No aplicativo mobile ou pelo site do supermercado online, o consumidor pode criar a lista dos produtos que precisa ou resgatar uma lista de compras recentes e pagar com o Alipay (meio de pagamento do Grupo Alibaba) e pode sair da loja carregando os produtos ou recebe-los onde desejar, desde que seja num raio de 3 km a partir da loja física.

Confira os passos do pedido até sua entrega:

  • A loja física recebe o pedido no sistema e registra o pedido no código de barras da bolsa de entregas (cesto criado especificamente para a loja acomodar os produtos);
  • Um funcionário, utilizando um scanner lê os dados do código de barras da bolsa de entregas para ter acesso à lista de itens que precisa separar;
  • Após completar a seleção dos produtos, deixam a bolsa em um tipo de carrossel automático que a direcionará até o setor de entrega;
  • A bolsa com todos os produtos é entregue no endereço solicitado em até 30 minutos.

Outros diferenciais do supermercado online Hema

Outro diferencial do Hema é sua enorme área de frutos do mar para atender aos hábitos e a demanda dos chineses por esse tipo de alimento. Além disso, há um chef que cozinha os alimentos para serem consumidos na hora, dentro da loja.

Dessa forma, os clientes podem escolher os ingredientes no aplicativo e optar por fazer uma refeição no próprio mercado, em um ambiente muito agradável.

No aplicativo do Hema, também há a possibilidade de acessar um histórico dos produtos adquiridos anteriormente para personalizar e melhorar a próxima experiência das próximas compras.

Mesmo que a loja física tenha a aparência de um mercado convencional, seu diferencial é a utilização de um aplicativo para realizar suas compras.

Veja abaixo o vídeo do Alibaba:

 

E-commerce para supermercado

A procura por conforto e comodidade aumenta a exigência sobre as formas de comercialização de produtos. Os supermercados, para manter-se em uma boa posição no mercado, devem se adaptar e serem tão disruptivos quanto a Alibaba neste case que apresentamos.

 

Gostou de conhecer esta experiência inovadora? Comente conosco o que achou e compartilhe com seus amigos nas redes sociais.

Quer se tornar um Profissional de E-commerce Certificado e poder usar um Selo como esse abaixo? Conheça o Curso Avançado de E-commerce.