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Entenda as vantagens de implementar o mobile marketing nas estratégias

Conforme os anos passam, as pessoas ficam mais conectadas aos smartphones. De pequenos acessórios que facilitam a comunicação, os celulares se tornaram verdadeiros supercomputadores de bolso que ajudam em diversas funções. Por isso, estratégias como o mobile marketing são cada vez mais importantes.

Esse tipo de ação já é muito utilizada por diversas empresas. No entanto, a maioria delas não conhece as diversas possibilidades disponíveis. Se você quer entender melhor o que é mobile marketing e como isso pode aumentar as vendas do seu negócio, continue a leitura!

O que é mobile marketing?

Como o nome sugere, mobile marketing é a aplicação de estratégias de marketing com foco em dispositivos móveis (mobile). Dessa maneira, qualquer tipo de ação digital pensada exclusivamente para esse tipo de aparelho pode ser considerada do segmento.

Aqui, é muito importante pontuar que celulares não são os únicos dispositivos mobile que existem. Na verdade, antes dos smartphones se popularizarem, uma grande variedade desses aparelhos eram usados para diferentes funções, como o GPS.

Contudo, com o passar do tempo, os aparelhos smart foram tomando mais protagonismo. Hoje, consideram-se as estratégias de mobile marketing dominantemente voltadas para:

  1. smartphones;

  2. smartwatches;

  3. tablets;

  4. notebooks;

  5. consoles portáteis.

Tipos de mobile marketing

Como mencionado anteriormente, aparelhos móveis são verdadeiros supercomputadores. Eles têm tantas funções que, muitas vezes, as pessoas nem sabem tudo o que eles podem fazer. Com isso, muitas possibilidades são abertas ao falar de marketing.

Isso porque, com as diversas funcionalidades, muitas podem ser usadas para promover produtos, serviços e marcas. Inclusive, algumas são simples de usar e não requerem grandes investimentos.

Redes sociais

As redes sociais já são o foco de muitas empresas quando o assunto é marketing. Nessas plataformas, as opções são extensas: é possível postar vídeos, fotos, fazer carrosséis, conteúdos curtos, longos, etc. Até parcerias com criadores são possíveis.

Por isso, é muito importante conhecer o próprio público para saber o que irá gerar mais impacto nele. Assim, você garante que o seu investimento em marketing digital é direcionado para algo que irá gerar retorno.

SMS

O SMS marketing ainda é muito forte nos dias de hoje. Com o número de telefone do cliente, você consegue mandar mensagens para ele com promoções e boas oportunidades para voltar a fazer negócio com você. É um clássico do mobile marketing que ainda gera bons resultados.

QR codes

Os QR codes existem há um certo tempo, mas começaram a se popularizar bastante após a pandemia. Hoje, são muito utilizados em estabelecimentos para diminuir o contato dos clientes com objetos compartilhados, como cardápios, mas não se limitam apenas a isso.

Os QR codes podem levar clientes para qualquer lugar da internet, desde arquivos a páginas. Assim, é possível aproveitar essa oportunidade para criar momentos de interação de maneira natural, afinal, as pessoas escaneiam o código com o próprio celular.

Apps

Aplicativos são a essência de dispositivos smart. Muitos deles usam anúncios para gerar receita. Por isso, utilizá-los de maneira inteligente também pode ser uma alternativa para uma boa estratégia de marketing.

Como promover campanhas de mobile marketing

Após conhecer os exemplos de mobile marketing, provavelmente, já há várias ideias em sua mente. No entanto, antes de começar a colocá-las no papel (ou nos celulares), é importante ter atenção a alguns pontos:

  1. faça um bom planejamento: assim como outras estratégias, as de mobile marketing devem ser muito bem pensadas antes de irem ao ar;

  2. não exagere: nenhum cliente gosta de receber mensagens e anúncios toda hora. Saiba o momento certo de colocar sua ação em prática;

  3. respeite a legislação: existem diversas leis que preveem como uma empresa pode e deve colocar uma campanha ao ar. Elas também valem para aquelas voltadas para dispositivos móveis;

  4. lembre-se da LGPD: o uso dos dados de clientes ou listas de transmissão devem sempre estar de acordo com a LGPD;

  5. segmente seu conteúdo: existem várias maneiras de segmentar conteúdos para criar estratégias de marketing melhor personalizadas.

Além disso, lembre-se que o tipo de conteúdo que os usuários consomem muda constantemente. Por isso, é importantíssimo estar de olho nas tendências e no que cada público prefere. Apesar de ser possível criar campanhas mais enxutas para aparelhos móveis, esses investimentos ainda devem ser bem esquematizados.

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