top of page

Entenda o que é um site responsivo

Hoje vamos falar sobre um conceito que na era do acesso à internet através de diversos dispositivos (smartphones, desktops, tablets…), todos já devem ter ouvido falar: os sites responsivos. Mas o que realmente são e para que servem os sites responsivos?

Os sites responsivos, ou flexíveis, são como já diz o nome, sites compatíveis, que se adequam a todos os tamanhos de tela utilizadas para acesso à internet. Não apenas telas de dispositivos móveis e computadores, mas também navegadores que não estejam com a tela maximizada, ou seja, que estejam com a tela aberta num tamanho menor, ou computadores pequenos, que possuem uma resolução menor. Um site responsivo é aquele que dança conforme a música, que você consegue navegar facilmente, ler textos em tamanho adequado, clicar nos botões sem ter que fazer zoom in, ver vídeos e imagens numa boa resolução, encontrar o que precisa em qualquer dispositivo que você esteja navegando na internet.

O site responsivo reposiciona os seus elementos constituintes, adequando-os a tela e mantendo a rolagem vertical apenas, deixando de lado a barra inferior de rolagem (horizontal). Numa tela menor, o site se organiza para mostrar em primeiro lugar os elementos principais. O usuário não precisa ficar dando zoom in e zoom out para conseguir identificar os itens. Por isso, esses sites usam de uma inteligência de design que é essencial nos dias de hoje.

Por que você precisa ter um site responsivo?

Há vários motivos que explicam porque você precisa de um site responsivo. Um fator de destaque hoje é que a compatibilidade do site com dispositivos móveis se tornou um fator de classificação nos resultados de busca do Google. Então, primeiramente o seu site deve ser responsivo por uma questão de marketing e relevância de posicionamento nos buscadores.

Além disso, se você trabalha com vendas e o seu site não funciona bem em dispositivos móveis, não se adequa a diferentes telas de forma inteligente, você deve estar perdendo uma boa quantidade de vendas. Hoje, o número de pessoas que realizam compras através de smartphones é muito grande, afinal nada mais rápido e conveniente do que acessar um site a qualquer momento pelo celular e efetuar uma compra. Mas se o seu site não permitir uma boa e fácil navegação, se seu cliente tiver que esperar muito para abri-lo ou ficar com restrições para navegar, é provável que ele desista da compra no meio do caminho e aí você pode estar perdendo um cliente em potencial e isso é muito grave para seus negócios.


E-book - Habilidades do Gerente de E-commerce

E como obter um site responsivo?

Hoje em dia a maioria das plataformas de sites que você encontra no mercado oferecem sites que são responsivos. Então quase todos os sites criados hoje já nascem responsivos, e as empresas de desenvolvimento não cobram valores extras por esse serviço.

De toda forma, para você ter certeza, faça um teste para ver como é a navegação no seu site em diferentes dispositivos. Simplesmente acesse e tente navegar no site num smartphone ou num tablete. Mais fácil ainda do que isso, é você utilizar um aplicativo que testa a flexibilidade do seu site, hoje existem várias páginas que fazem isso, mostrando pra você como seu site fica em diferentes resoluções de telas. Você pode utilizar o Responsive Designer Checker por exemplo, é só acessar e jogar a url do seu site para conferir.

Ah! E caso você esteja usando WorPress, busque ‘layouts responsivos para WorPress’ e dê preferência a esses temas.

Se você está criando um site agora, ou renovando o seu, lembre-se de pedir à empresa que está contratando ou pesquisar na plataforma que pretende utilizar se eles oferecem sites responsivos, tenha isso como pré-requisito. Afinal, além de tudo o que foi dito, passar uma boa experiência de navegação para os usuários é um ótimo cartão de visitas para os seus negócios!

Se este assunto te interessou e você está precisando ajustar seu site, ou aprender a construir um site com uma ótima qualidade e saber utilizar todas as ferramentas e funcionalidades presentes hoje no mercado, o curso de WordPress na Prática foi feito pra você.

Com o curso você aprende fazendo, desde o download até a personalização do layout e uso dos principais plug-ins. O professor te ensina de forma descomplicada e sem enrolação, e você sai da sala de aula com seu projeto pronto.

Confira aqui a próxima turma: Curso de WordPress na Prática.

Bons negócios e até a próxima! 😉

bottom of page