Escolheu a profissão errada? Ainda dá tempo de mudar!

É bem comum escolhermos uma profissão, estudarmos, darmos o melhor de nós mesmo, trabalharmos anos em uma área e então percebermos que bem na verdade estamos longe de sermos realizados profissionalmente. Muitas vezes escolhemos uma profissão quando somos muito novos, ainda não nos conhecemos muito bem, ou não temos a ideia certa do que será trabalhar na área escolhida, de como será a rotina de trabalho. Acontece também de às vezes já estarmos trabalhando e termos experiência em uma área, então acabamos seguindo aquela profissão que praticamente não foi escolhida, apenas aconteceu na nossa vida.

Existem diversos motivos que podem nos ter feito escolher a profissão errada. E acredite, muitas pessoas se deparam questionando suas escolhas depois de anos de caminhada e empenho em uma área profissional. Acontece que hoje em dia, ao nos questionarmos, queremos agir e mudar de vida. Ganhar a vida, pagar as contas, construir uma vida confortável já não são os valores mais importantes e únicos que nos mantém estáveis em um cargo ou profissão. Claro que ter estabilidade é muito importante, mas nós queremos mais, queremos empreender, seguir paixões, fazer mais por nós e pelo mundo. Queremos acordar todos os dias com energia para enfrentar o que vier, com vontade de viver, de curtir cada hora que passa e não mais voltará. Já que o trabalho ocupa um tempo expressivo de nossas vidas, ele tem que ser algo coerente com o que somos, pensamos e queremos do mundo.

Cada vez mais pessoas têm esses questionamentos e cada vez mais pessoas começam a mudar de vida, a estudar e a pesquisar outros mercados, a buscar o que de fato fará sentido em suas vidas a longo prazo.

E-book - 8 passos para abrir seu e-commerce

Algumas gerações atrás as mudanças eram mais difíceis, o mercado de trabalho talvez mais engessado, mas hoje, além de termos esses questionamentos e vontade de trabalhar com o que realmente faz sentido para nós, também vivemos em um tempo em que o mercado de trabalho é extremamente mais flexível e amplo, e um dos fatores que mudaram total e decisivamente o mercado foi a internet.

(Para se inspirar assista este vídeo sobre o perfil do empreendedor virtual!)

A era da informação em que vivemos fez surgir diversos novos trabalhos, modos de empreender, fez mudar a estrutura das empresas. Hoje vemos trabalhadores freelancers crescendo e ganhando espaço, também os chamados nômades digitais, as start-ups ganham o mundo, o comércio eletrônico crescendo absurdamente e o marketing digital se tornando essencial.

Por isso, uma das profissão super em alta hoje é o gerente de e-commerce. O mercado do e-commerce abrange desde grandes empresas que já estão há muitos anos no mercado, até pequenos empreendedores, pessoas que estão começando. Há espaço para novos produtos, serviços, marcas, ideias.

Mudar demanda sim esforço, comprometimento, persistência, estudo, paciência, readaptação a uma nova realidade. Cada passo no novo caminho é importante, desde o pensar, questionar e pesquisar o mercado que se deseja entrar, até realmente começar a a agir, colocar a mão na massa. Mas, é muito prazeroso desprender energia para construir algo que realmente vem de você.

Para quem quer se aprofundar e se especializar no universo das profissões digitais, a ComSchool oferece cursos que dão uma base forte, visão clara do mercado e as ferramentas necessárias para você deslanchar. Indicamos o curso Gerente de Ecommerce e Marketing Digital, que é um curso completo e intensivo.

Siga seu sonho, siga a sua intuição e bom trabalho! 😉