Facebook faz três grandes mudanças no algoritmo do feed

O Facebook está mudando o feed de notícias com o objetivo principal de mostrar aquilo que realmente importa e interessa ao usuário. Com isso, páginas perdem espaço e amigos mais próximos ficam em destaque. Antes da atualização, a rede social recebeu diversas sugestões de usuários sobre o que poderia melhorar e agora fará três grandes atualizações no algoritmo;

Mais notícias da mesma fonte

Antes, o Facebook tinha regras que impediam que publicações da mesma fonte (seja uma página ou perfil de um amigo) aparecessem em uma mesma fila no feed de notícias. Agora, o foco é totalmente voltado ao usuário, mas a atualização pode ser vantajosa ou não para as páginas de marcas.
Caso o usuário goste mais das publicações feitas por elas, será possível ver mais conteúdo de uma mesma página. Se você preferir as atualizações dos amigos, o conteúdo das páginas irá diminuir.

Posts de amigos próximos

Essa atualização será especialmente interessante para os usuários com um grande número de conexões na rede social. Nesses casos, há uma grande quantidade de conteúdo novo a cada dia, o que pode te fazer perder publicações daqueles que realmente interessam, os amigos mais próximos.
Com a novidade, o Facebook irá mostrar fotos, status, vídeos e links dos amigos mais próximos, evitando que alguma atualização escape. Além disso, se você prefere e interage mais com determinadas páginas, o conteúdo delas aparecerá sempre em destaque para você. A mudança pretende fazer com que o feed de cada usuário fique de acordo com seus interesses reais.

Escondendo posts que os amigos curtiram

Por último, mas não menos importante, a terceira mudança tem a ver com a principal reclamação dos usuários na pesquisa realizada pelo Facebook: posts curtidos pelos amigos. Muitas vezes o conteúdo comentado ou curtido por um amigo enchem o feed com coisas que não interessam ao usuário.
Agora, essas publicações terão um espaço menor e mais discreto. Elas irão aparecer em uma parte mais abaixo na página, deixando os destaques para os conteúdos que realmente são do interesse e considerados importantes para cada usuário da plataforma.

Usuários e páginas

O foco das atualizações é, antes de tudo, uma melhor experiência ao usuário. Esses terão mais benefícios e passarão a ter um feed de notícias com conteúdo que realmente interessa.
As páginas, porém, podem sair prejudicadas com isso. Tudo irá depender da composição do público e da atividade do post. Em alguns casos, o alcance pode diminuir consideravelmente. No geral, elas devem continuar a postar conteúdos que seu público considere significativo para garantir seu espaço.

Fonte: TechTudo
Via Facebook, Business Insider e AdWeek