Ferramenta de gestão de e-commerce – como escolher?

Como um ERP pode ajudar seu e-commerce?

Escolher a melhor ferramenta de gestão de e-commerce é um enorme desafio. Ainda mais em um mercado pautado pela experiência do cliente.

De forma simplificada, a gerencia deve alinhar os procedimentos do e-commerce com as necessidades dos clientes.

O objetivo deve ser sempre preparar a empresa para suportar o crescimento proveniente do uso de uma ferramenta de gestão de e-commerce.

Assim, os aspectos importantes do gerenciamento são estabelecer os processos, preparar a empresa para os períodos sazonais, planejar a logística e entender as necessidades dos consumidores, entre outros.

Para falar sobre como ter uma gestão que evitará riscos aos negócios e fomentará novas oportunidades, convidamos Sidnei Zynger, sócio do Bling, um sistema de gestão empresarial (ERP).

A solução atende micro e pequenas empresas e ajudam a organizar a gestão do negócio com controle total sobre pedidos, produtos, clientes, vendas, finanças e estoque, entre outros.

Oferece integração com os principais marketplaces, como B2W, Americanas e Amazon, entre outros.

Quais os principais problemas que afetam o ecommerce?

Sidnei Zynger – Eu acho que o controle de estoque é um ponto bastante crítico, porque é necessário um controle bem cuidadoso nesse ponto.

Assim como logística, por conta dos valores de frete e do prazo de entrega. Eu acho que isso também é outro fator importante . Além da própria integração com marketplaces, algo muito procurado pelos empresários da área de ecommerce e mais canais para vender os produtos.

Como evitar estes gargalos?

Sidnei Zynger – O gestor pode evitar esses problemas com relação ao estoque, por exemplo, com um controle muito criterioso. É importante fazer atualização constante sobre o que entra e o que sai para não perder vendas por não ter estoque disponível.

Na questão de logística, eu acredito que o cliente precisa dispor de várias opções de operadores para que ele tenha melhores custos e prazos de entrega. Assim, seu e-commerce continuará competitivo, pois conseguirá faz entregas dentro do prazo.

E-book - Habilidades do Gerente de E-commerce

Qual a importância de um sistema de gestão ERP para ecommerce?

Sidnei Zynger – Primeiramente, o lojista ganhará tempo, pois a emissão de nota fiscal será de forma rápida. Além disso, terá o controle de estoque praticamente automatizado, o que facilitará a operação. No caso do Bling, como temos integração com vários operadores logísticos, então é possível comparar valores de fretes e a integração com marketplaces que possibilita a venda do produto em vários canais.

A empresa consegue alcançar mais clientes em potencial com o custo apenas da mensalidade do plano que escolheu.

Quais as vantagens do ERP?

Sidnei Zynger – A principal vantagem é proporcionar ganho de tempo ao lojista em tarefas rotineiras, como emitir notas e boletos, além de ajudar a ter um controle maior sobre o estoque, histórico de vendas, cadastro de clientes, fluxo de caixa e contas a pagar e a receber. Outro benefício é a integração com marketplaces, lojistica e plataformas de lojas virtuais.

Economizando tempo nestas tarefas burocráticas, o lojista consegue ficar mais tempo focado no negócio dele e buscar e vender em novos canais.

A integração é feita direto com próprio Marketplace. Ou eles nos contatam ou nós contamos eles e disponibilizamos esta integração para os nossos clientes.

Como escolher a ferramenta de gestão de e-commerce?

Sidnei Zynger – Falando especificamente para o e-commerce, é importante considerar a integrações, o que é um ponto fundamental, pois é uma tendência muito grande que e-commerces venderem em marketplaces. Então, o lojista deve procurar uma ferramenta que ofereça uma gama de integrações. Também precisa avaliar se estas integrações terão algum custo extra, além das outras funções operacionais, como controle de estoque, emissão de notas fiscais, controle financeiro ou de vendas, entre outros.

Em linhas gerais, para quem trabalha no e-commerce, o principal ponto de partida que sugiro que ele enxergue são as integrações com marketplaces, plataformas de ecommerce e de logística.

Sidney Zynger é sócio da Bling

 

 

 

Agora que você entende mais sobre a ferramenta de gestão de e-commerce, busque uma formação para tirar o melhor proveito da solução. Descubra como se tornar um excelente gestor com o Curso de Gerentes de Ecommerce e Marketing Digital.

Saiba como desenvolver estratégias, controlar as finanças, gerenciar redes sociais e escolher os melhores e mais seguros meios de pagamento.

Além disso, receba uma certificação reconhecida por uma entidade de renome!