Filmes sobre Marketing que você precisa assistir

Selecionamos alguns filmes para inspirar quem trabalha com Marketing

Quem trabalha com Marketing precisa desenvolver sua criatividade e procurar inspiração nos lugares mais inesperados, como o cinema. Ampliar o repertório cultural permite ter acesso a mais referências para utilizar no trabalho. Livros e filmes sobre marketing, são saídas bem frequentes para quem tem o interesse.

As inovações surgem com base em algo existente, bastando que a percepção encontre um aspecto que pode ser eliminado, aproveitado ou transformado. Mesmo em um momento de descontração, como o que vivemos quando assistimos a um filme, conseguimos aprender e ter insights que podem servir em alguma campanha que precisamos criar.

Existem diversas produções incríveis e com mensagens interessantes, mas, para facilitar, selecionamos algumas sugestões. Confira:

Filmes sobre Marketing que você precisa assistir

Obrigado por fumar

 

Obrigado por Fumar acompanha os bastidores da indústria dos cigarros pelo ponto de vista de Nick Naylor, um porta-voz de empresas grandes no segmento de cigarro. O lobista ganha a vida defendendo os direitos dos fumantes estado-unidenses e mantendo uma imagem positiva das organizações. Os diálogos entre Nick e outros lobistas da indústria do álcool e armamentista mostram o poder da publicidade e do marketing.

  • Título original: Thank You for Smoking
  • Ano de produção: 2005
  • Diretor: Jason Reitman
  • Duração: 92 minutos
  • Gênero: Comédia – Drama

A rede social

Este longa mostra os bastidores da criação do Facebook, uma aula quando o assunto se trata de “filmes sobre marketing”. A rede social mais utilizada nos tempos atuais e muito importante nas estratégias de comunicação de marketing digital. O filme é inspirado no livro “Bilionários por acaso, a criação do Facebook”, de Ben Mezrich e mostra assuntos como a interação humana (ou a falta dela), o egoismo, egos feridos, a questão dos direitos autorais e, até mesmo, bullying virtual. Além disso, traz um pouco da história de Mark Zuckerberg, criador da plataforma.

  • Título original: The Social Network
  • Ano de produção: 2010
  • Diretor: David Fincher
  • Duração: 120 minutos
  • Gênero: Biografia – Drama

Jobs

Nessa trilha de filmes de marketing temos “Jobs”. A trajetória de Steve Jobs é muito interessante para quem trabalha com marketing, pois mostra como ele desenvolveu estratégias que ficaram a frente de seus concorrentes. O filme mostra o período entre 1970 e 1984 e foca no quanto Jobs ajudava a tornar comerciais as ideias de outras pessoas.

  • Título original: Jobs
  • Ano de produção: 2013
  • Diretor: Joshua Michael Stern
  • Duração: 122 minutos
  • Gênero: Biografia – Drama – História

À Procura da Felicidade

Mesmo com muitas dificuldades financeiras, o personagem interpretado por Will Smith luta para conquistar seu sonho americano e sair das ruas, onde tenta sobreviver com um filho pequeno (interpretado Christopher Smith, filho do ator). Este filme em continuar lutando principalmente quando tudo parece não ajudar.

  • Título original: The Pursuit of Happyness
  • Ano de produção: 2006
  • Diretor: Gabriele Muccino
  • Duração: 117 minutos
  • Gênero: Biografia – Drama

Piratas do Vale do Silício

Este longa, não nos mostra apenas mais um filme sobre marketing, simplesmente mostra a história da criação da Microsoft e da Apple e proporciona reflexões importantes sobre a rivalidade, o mercado empresarial e as estratégias de marketing. Outro aspecto que vemos no filme é o contexto histórico e cultural, o que nos ajuda a entender a popularização dos computadores pessoais.

  • Título original: Pirates of Silicon Valley
  • Ano de produção: 1999
  • Diretor: Martyn Burke
  • Duração: 95 minutos
  • Gênero: Biografia – Drama

Gostou de nossas dicas de filmes sobre marketing? Esperamos que estes filmes tenham ajudado você a ter muitas ideias! Acesse o site da ComSchool e confira o curso de Marketing Digital de Alta Performance.

Filmes sobre e-commerce de roupas que você precisa assistir.

Se você quer se aprofundar em Marketing Digital, não basta apenas assistir filmes e procurar conteúdos sobre o assunto. Invista em você e conquiste seu certificado reconhecido.