As formas de pagamento que todo E-commerce deve oferecer

Ao planejar um e-commerce, pensamos em detalhes como publicidade, usabilidade do site, ofertas atrativas, entrega rápida. Mas, um fator que também é decisivo para a finalização da compra são as formas de pagamento. Para o cliente, a forma como ele vai pagar é tão importante quanto o preço do produto. Por isso, é importante saber qual a preferência do público e se adaptar, caso seja necessário. Confira as formas de pagamento mais procurados pelo consumidor online:

Cartão de crédito

Essa é a forma de pagamento preferida dos internautas brasileiros. Comprar com cartão de crédito é muito fácil e rápido, bastando que o cliente preencha alguns dados. Isso é feito na própria página do e-commerce, sem necessidade de redirecionar o cliente. Em alguns segundos, a compra está efetuada. Outro atrativo bastante relevante do cartão de crédito é o parcelamento do valor. A maioria das pessoas prefere parcelar suas compras, principalmente quando são valores altos. As lojas que oferecem a opção de parcelar em múltiplas vezes têm vantagem diante da concorrência.

Débito Online

O débito online não é muito comum, porque é muito complicado. Porém, ele pode ser interessante para o lojista, já que consiste basicamente em uma transferência entre contas. Assim, o dinheiro entra instantaneamente na conta do e-commerce. O débito online também é mais seguro, porque o usuário é direcionado para o internet banking, onde passa por todos os passos exigidos para provar sua autenticidade. Mas, ao mesmo tempo que trazem segurança, são justamente esses passos que tornam o débito online muito demorado e fazem alguns clientes desistirem da compra.

E-book - Habilidades do Gerente de E-commerce

Paypal, Pagseguro, Moip

Os chamados facilitadores, que são empresas como Paypal, Pagseguro e Moip, recebem o pagamento do cliente e depois repassam à loja virtual. A grande vantagem é que esses facilitadores já têm a confiança do público. O cliente, ao ver essa opção de pagamento, se sente seguro em realizar a compra. Para o lojista isso também é verdadeiro, porque os facilitadores fazem a análise de risco da compra e só então aprovam o pagamento. Depois de aprovado, a loja pode ter certeza de que receberá o dinheiro.

Boleto bancário

O boleto bancário é a opção preferida daquelas pessoas que ainda desconfiam das compras pela internet. Imprimir o boleto e ter que ir ao banco é uma maneira de tangibilizar o processo de pagamento. Parece bobagem, mas esse ritual os deixa mais seguros.

Além disso, como o boleto bancário não tem grandes custos de operação, ele permite que as empresas ofereçam descontos de até 10% ao cliente que optar por esse meio de pagamento. O boleto também é um atrativo para clientes que não têm cartão de crédito próprio, bastando que eles imprimam o papel e paguem o valor do produto em qualquer banco.
Não é à toa que o boleto bancário é a segunda opção de pagamento mais popular nas lojas virtuais. Para o e-commerce, além de agradar ao público, outra vantagem é que o pagamento via boleto bancário entra mais rapidamente na conta, em no máximo 5 dias.

Conheça o curso de Gerentes de Ecommerce e Marketing Digital da ComSchool. Nele são oferecidas disciplinas relacionadas à logística, operações, estratégias, finanças, tributação, buscadores, redes sociais, marketing digital, estudos de casos, meios de pagamentos, fraudes, gestão e muito mais.

Estude com alguns dos grandes nomes do e-commerce brasileiro!