Gerando receita com campanhas de retenção

Ter uma campanha de e-mail automático focada na retenção de clientes deve ser uma parte fundamental de sua estratégia online. Isso inclui e-mails que são automaticamente acionados durante a fase de retenção de ciclo de vida do cliente, com o objetivo de gerar mais vendas, solicitar opiniões, fidelizar, e solicitar reativação de clientes inativos. Essas campanhas são normalmente enviadas para os clientes existentes que tenham comprado pelo menos uma vez.

O segredo é desenvolver campanhas com interações específicas e automatizadas em cada etapa do ciclo de vida do cliente.

A seguir quatro campanhas interessantes e geradoras de receita nas principais etapas:

1. E-mail de aniversário

O e-mail de aniversário é uma ótima maneira de retribuir aos seus clientes e agradecer-lhes pela sua fidelidade à marca. Envie ao cliente uma oferta antes, no dia ou próximo ao seu aniversário. Mantenha pessoal o teor do e-mail e agradeça por ele ser um cliente fiel.

Não possui as datas de aniversário dos clientes em seu banco de dados? Então eu recomendo solicitar o mês e dia do aniversário durante o programa de boas-vindas e / ou como um elo constante no rodapé de suas campanhas.

2. Solicitação de review

Um programa de solicitação de review é uma campanha de e-mail enviada pós-compra para incentivar os clientes a escrever uma resenha do produto adquirido. Essa é uma ótima maneira de obter análises de produtos, fidelizar, e levar os clientes de volta ao seu site.

Mantenha o tor desse e-mail pessoal e breve, poucas imagens, e pouca ou nenhuma promoção. Sempre que possível incluir no e-mail os produtos que o cliente adquiriu. Como um incentivo para alguém deixar um comentário, você pode oferecer algo. Por exemplo, pessoas que escrevem uma resenha podem participar de um sorteio para ganhar um cupom de cinquenta ou cem reais.

3. Programa de reposição

Reabastecimento, neste caso, refere-se a qualquer item que possa ser substituído ao longo do tempo. Esse é o momento em que alguém ficará sem algum produto e estará mais propenso em comprar novamente. Exemplos incluem: perfume, lentes de contato, mantimentos, roupas íntimas, itens médicos, e muitos mais.

Outro programa semelhante ao programa de reabastecimento é uma campanha de volta ao estoque. Trata-se de clientes que têm mostrado interesse em um produto que estava fora de estoque, mas agora está disponível, ou há itens em uma categoria semelhante.

4. Reativação

O programa de reativação ajuda a acionar clientes que não compraram em um determinado período de tempo. Este pode ser um único e-mail automático ou uma série de e-mails incentivando-os a comprar novamente. Normalmente, um incentivo é utilizado para seduzi-los a comprar.

Isso é muito fácil de implementar quando você tem a data de última compra em seu banco de dados. Apenas automatizá-lo para acionar XX dias após a data da última aquisição. Você poderia pensar em segmentar ainda mais em clientes ativos e inativos, resultando em dois segmentos:

    • Inscritos que não tenham adquirido em XX dias e abriram ou clicaram as campanhas nos últimos 30 dias.
    • Inscritos que não compraram em XX dias e não abriram ou clicaram qualquer campanha em 30 dias ou mais.

    Novamente, mantenha o teor do e-mail pessoal e com um claro apelo à ação.

    Estas são quatro maneiras simples, mas eficazes, para usar o e-mail e interegir em pontos fundamentais na fase de retenção do ciclo de vida do cliente.

    Por Augusto Sorgi, publicado originalmente no Blog da Splio.