Gerente de e-commerce: um perfil multidisciplinar

Cada vez mais o e-commerce aquece o mercado de trabalho, gerando uma grande demanda de profissionais em todos os níveis, entretanto, um dos cargos que atualmente tem mais posições em aberto, devido à carência de profissionais, é o de nível gerencial, tornando a profissão de gerente de e-commerce uma das mais promissoras para os próximos anos, em todo o país.

Mais do que uma formação acadêmica, o gerente de e-commerce é um profissional com experiência em varejo e com um perfil multidisciplinar capaz de andar bem por todos os setores do negócio. Profissionais com qualquer área de formação com conhecimento lógico e em exatas também têm vantagem, pois essa base o capacita a ter uma visão analítica dos dados do negócio, o que é de fundamental importância para o planejamento estratégico de todas as outras áreas da empresa. Saber extrair informações relevantes, analisá-las e tomar uma decisão à partir delas, é o grande diferencial desse profissional.

O perfil multidisciplinar do gerente de e-commerce é ainda contemplado por alguém que conheça de tecnologia, para saber contratar os melhores fornecedores de plataforma e de ferramentas que automatizem da melhor maneira todos os processos envolvidos dentro do site de comércio eletrônico da empresa. Além de tecnologia, esse profissional deve gostar de internet, gostar de navegar e estar por dentro de todas as novidades e tendências, estando sempre ativo nas redes sociais mais eminentes do momento.

E-book - Habilidades do Gerente de E-commerce

Não devemos esquecer que e-commerce é varejo, e como qualquer outro canal, varejo é vendas e atendimento ao cliente. Ter jogo de cintura nessa áreas é crucial para o gerente de e-commerce obter sucesso no canal virtual.

A demanda por esse profissional também gera a demanda de cursos na área. Fazer uma pós-graduação em e-commerce pode ser fundamental não só para agregar novos conhecimentos e novidades do mercado, mas também aumentar a própria rede de networking do profissional.

Confiram vídeo com o fundador da Ecommerce School/ComSchool, Maurício Salvador, falando sobre o perfil do profissional de e-commerce.

E aí, você se enquadra nesse perfil?! 😉