Google Marketing: use o Trends a seu favor.

O Google Trends, é uma ferramenta que possibilita analisar a evolução do volume de pesquisas de uma palavra-chave durante um determinado período de tempo dentro das buscas do Google. Com essas informações, é possível analisar dados sobre um produto em específico, uma marca ou uma empresa, e com isso obter informações interessantes e muitas vezes necessárias para um determinado negócio.

 

Ao informar uma palavra-chave dentro do Google Trends, é apresentada uma segmentação geográfica, áreas mais populares onde aquela palavra-chave é pesquisada, e inclusive, seus termos relacionados. Você pode selecionar um determinado período de tempo e também verificar tendências futuras. Além disso, é possível pesquisar mais de uma palavra-chave ao mesmo tempo. Se você tem dúvidas sobre qual palavra nomear seu produto no cadastro dele dentro do seu ecommerce, uma boa dica é digitá-la no Trends e checar. Por exemplo, os consumidores buscam meu produto como geladeira, ou refrigerador? O Google Trends resolve sua dúvida mostrando que a palavra geladeira é mais digitada nos buscadores.

 

 

Palavras-chave geladeira e refrigerador no Google Trends.
Palavras-chave geladeira e refrigerador no Google Trends.

 

Porém, atenção, como o próprio nome indica, “Trends”, essa ferramenta fornece apenas tendências de comportamento relacionadas à palavra-chave.

 

Uma curiosidade: neste verão de 2014, um dos mais quentes das últimas décadas, as palavras “ar-condicionado” e “ventilador” estavam entre os primeiros termos do Google Trends.  😮  Rio de Janeiro, Santos, Ribeirão Preto e Porto Alegre foram as cidades que mais acessaram essas palavras.

 

As buscas por ar-condicionado bateram recorde este mês de acordo com o Google Trends.
As buscas por ar-condicionado bateram recorde este mês de acordo com o Google Trends.

O endereço para acessar o Google Trends é: http://www.google.com/trends/

 


 

Gostou?! O Google possui muitas outras, a maioria delas gratuitas! O curso de Especialista em Google Marketing ensina diversas técnicas e estratégias para utilizar esta e muitas outras ferramentas e atuar no gerenciamento de campanhas digitais utilizando o Google Adwords, SEO (Search Engine Optimization) e Google Analytics. 😉

 

Por: Roberta Massaglia