O Google Search Console Insights agora está disponível para todos

Entenda o que é o Google Search Console Insights e como a ferramenta pode te ajudar na produção de conteúdo

O Google Search Console é uma das ferramentas gratuitas disponibilizadas pelo Google. Ele auxilia os Webmarters e profissionais de Marketing Digital a compreender como o Google enxerga o seu site.

A ferramenta disponibiliza diversos dados e relatórios importantes para que os profissionais possam identificar pontos de aperfeiçoamento e, assim, implementar as otimizações necessárias.

Ou seja, o Google Search Console é uma ferramenta que nos auxilia a ter certeza que o nosso site seja encontrado e indexado de forma correta. O objetivo é que os usuários encontrem nosso conteúdo nos motores de buscas.

Eventualmente, a ferramenta passou por uma mudança, antes ela atendia pelo nome Webmaster Tools. A mudança foi estrategicamente pensada para tornar a ferramenta mais acessível para os demais usuários, não só profissionais da área.

O Google Search Console Insights é outra ferramenta gratuita que chegou para fornecer informações relevantes para produtores de conteúdo sobre como os motores de busca enxergam o seu site e como o seu conteúdo chama a atenção dos usuários.

Agora, após um ano do seu lançamento na versão beta, a ferramenta está finalmente disponível a todos.

Quer saber mais sobre o recurso do Google Search Console Insights para criadores de conteúdo? Então fique aqui que iremos te explicar em detalhes sobre as ferramentas.

Aprenda mais sobre Google Marketing com a ComSchool. No Curso de Especialista em Google Marketing expert nas principais ferramentas do Google para atrair e reter Clientes. Aprenda na Prática SEO, Analytics e Ads.

O que é o Google Search Console

O Google Search Console (GSC) é, assim, uma ferramenta gratuita que ajuda os profissionais que administram sites a entender como o buscador encontra as páginas. Ele auxilia você a conseguir otimizar seu site e, assim, ele aparecerá para os usuários com mais facilidade.

Além disso, a da ferramenta do Google mostra o desempenho do seu site no buscador, ajudando os profissionais a otimizarem seu conteúdo. Ela disponibiliza da mesma forma dicas de como melhorar a performance do seu site. Por fim, suas páginas têm mais chances de aparecer para os usuários.

Entenda o funcionamento da ferramenta

Conforme explicação do Google, as ferramentas e os relatórios do Search Console ajudam você a avaliar o tráfego e o desempenho de pesquisa do seu site. Assim, os profissionais podem corrigir problemas e destacar suas páginas nos resultados da pesquisa nos motores de buscas

Portanto, o Search Console permite a geração de diversos relatórios que ajudam você a encontrar falhas no seu site e a corrigir elas.

A ferramenta fornece informações para diversas melhorias, como:

  • Aumentar a velocidade de carregamento do seu site
  • Compreender a origem do seu tráfego
  • Identificar erros no código HTML
  • Modificações de SEO para alcançar melhores posições nos resultados do Google
  • Aprimoramento da estratégia de backlinks

O que é o Google Search Console Insights?

O Google diz que essa é uma ferramenta que permite uma maneira mais fácil de entender como seu conteúdo chama a atenção dos leitores.

O Google Search Console Insights é voltado para criadores de conteúdo e os ajuda a entender como que os usuários encontram seu conteúdo. Dessa forma, a ferramenta fornece dados relevantes para a tomada de decisão estratégica e aprimoramento do conteúdo.

Portanto, essa ferramenta tem o objetivo de oferecer dados relevantes para que criadores de conteúdo compreendam o desempenho de tudo o que produzem.

Por exemplo, ele pode ajudar a responder às seguintes perguntas:

  1. Quais são os conteúdos específicos com melhor desempenho?
  2. Qual é o desempenho dos conteúdos novos?
  3. Como as pessoas encontram seu conteúdo na Web?
  4. O que as pessoas pesquisam no Google antes de acessar seu site?
  5. Que artigos encaminha os usuários ao seu site e conteúdo?

Quem pode usá-lo?

Segundo o Google, o Search Console Insights está disponível a todos que tenham uma propriedade verificada do Google Search Console.

É igualmente recomendado vincular as propriedades do Google Search Console e do Google Analytics do seu site para gerar mais insights. Pois, o Search Console Insights utiliza dados de ambas as ferramentas para fornecer informações relevantes aos criadores de conteúdo.

A princípio, a ferramenta é somente compatível com propriedades do UA do GA e ainda não está disponível para quem usa o Google Analytics 4.

Leia Também!

[ARTIGO] Entenda o que muda com o Google Analytics 4
[ARTIGO] O que é Google Ads
[ARTIGO] SEO e Redes Sociais – Como eles se relacionam?