O Google Search Console Insights agora está disponível para todos
Entenda o que é o Google Search Console Insights e como a ferramenta pode te ajudar na produção de conteúdo
O Google Search Console é uma das ferramentas gratuitas disponibilizadas pelo Google. Ele auxilia os Webmarters e profissionais de Marketing Digital a compreender como o Google enxerga o seu site.
A ferramenta disponibiliza diversos dados e relatórios importantes para que os profissionais possam identificar pontos de aperfeiçoamento e, assim, implementar as otimizações necessárias.
Ou seja, o Google Search Console é uma ferramenta que nos auxilia a ter certeza que o nosso site seja encontrado e indexado de forma correta. O objetivo é que os usuários encontrem nosso conteúdo nos motores de buscas.
Eventualmente, a ferramenta passou por uma mudança, antes ela atendia pelo nome Webmaster Tools. A mudança foi estrategicamente pensada para tornar a ferramenta mais acessível para os demais usuários, não só profissionais da área.
O Google Search Console Insights é outra ferramenta gratuita que chegou para fornecer informações relevantes para produtores de conteúdo sobre como os motores de busca enxergam o seu site e como o seu conteúdo chama a atenção dos usuários.
Agora, após um ano do seu lançamento na versão beta, a ferramenta está finalmente disponível a todos.
Quer saber mais sobre o recurso do Google Search Console Insights para criadores de conteúdo? Então fique aqui que iremos te explicar em detalhes sobre as ferramentas.
Aprenda mais sobre Google Marketing com a ComSchool. No Curso de Especialista em Google Marketing expert nas principais ferramentas do Google para atrair e reter Clientes. Aprenda na Prática SEO, Analytics e Ads.
O que é o Google Search Console
O Google Search Console (GSC) é, assim, uma ferramenta gratuita que ajuda os profissionais que administram sites a entender como o buscador encontra as páginas. Ele auxilia você a conseguir otimizar seu site e, assim, ele aparecerá para os usuários com mais facilidade.
Além disso, a da ferramenta do Google mostra o desempenho do seu site no buscador, ajudando os profissionais a otimizarem seu conteúdo. Ela disponibiliza da mesma forma dicas de como melhorar a performance do seu site. Por fim, suas páginas têm mais chances de aparecer para os usuários.
Entenda o funcionamento da ferramenta
Conforme explicação do Google, as ferramentas e os relatórios do Search Console ajudam você a avaliar o tráfego e o desempenho de pesquisa do seu site. Assim, os profissionais podem corrigir problemas e destacar suas páginas nos resultados da pesquisa nos motores de buscas
Portanto, o Search Console permite a geração de diversos relatórios que ajudam você a encontrar falhas no seu site e a corrigir elas.
A ferramenta fornece informações para diversas melhorias, como:
- Aumentar a velocidade de carregamento do seu site
- Compreender a origem do seu tráfego
- Identificar erros no código HTML
- Modificações de SEO para alcançar melhores posições nos resultados do Google
- Aprimoramento da estratégia de backlinks
O que é o Google Search Console Insights?
O Google diz que essa é uma ferramenta que permite uma maneira mais fácil de entender como seu conteúdo chama a atenção dos leitores.
O Google Search Console Insights é voltado para criadores de conteúdo e os ajuda a entender como que os usuários encontram seu conteúdo. Dessa forma, a ferramenta fornece dados relevantes para a tomada de decisão estratégica e aprimoramento do conteúdo.
Portanto, essa ferramenta tem o objetivo de oferecer dados relevantes para que criadores de conteúdo compreendam o desempenho de tudo o que produzem.
Por exemplo, ele pode ajudar a responder às seguintes perguntas:
- Quais são os conteúdos específicos com melhor desempenho?
- Qual é o desempenho dos conteúdos novos?
- Como as pessoas encontram seu conteúdo na Web?
- O que as pessoas pesquisam no Google antes de acessar seu site?
- Que artigos encaminha os usuários ao seu site e conteúdo?
Quem pode usá-lo?
Segundo o Google, o Search Console Insights está disponível a todos que tenham uma propriedade verificada do Google Search Console.
É igualmente recomendado vincular as propriedades do Google Search Console e do Google Analytics do seu site para gerar mais insights. Pois, o Search Console Insights utiliza dados de ambas as ferramentas para fornecer informações relevantes aos criadores de conteúdo.
A princípio, a ferramenta é somente compatível com propriedades do UA do GA e ainda não está disponível para quem usa o Google Analytics 4.
Leia Também!
[ARTIGO] Entenda o que muda com o Google Analytics 4
[ARTIGO] O que é Google Ads
[ARTIGO] SEO e Redes Sociais – Como eles se relacionam?