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Guia Prático para Iniciantes no Google Analytics

Para usar o Google Analytics você precisa ter uma conta Google. Se você já tem um login no youtube, no G+, no blogger ou em qualquer outro serviço do Google, pode utilizilá-lo para acessar o Analytics.

O primeiro passo é se cadastrar na ferramenta. Acesse a página do Analytics e entre com seu usuário e senha Google. Basta preencher os campos com a informações solicitadas e pronto!A sua conta já está criada.

Agora, para que seu site comece a ser analisado pelo Analytics, você precisa inserir um código de monitoramento. Para obtê-lo, clique na aba “Código de Acompanhamento”, copie-o e insira-o em todas as páginas do seu site. Dica: Para facilitar a tarefa, é recomendado incluir o código no seu header, assim não será necessário inserí-lo manualmente página por página.

Feito isso, você já pode acompanhar seu site através do Analytics. Para emitir relatórios, você deve selecionar o período cujos dados deseja analisar. No canto superior direito da página, é possível alterar esse intervalo de tempo. A análise pode ser gerada por hora, dia, semana, mês… Depende da sua necessidade.

Na página inicial da ferramenta, temos o painel de controle, onde estão as informações sobre visitas, duração média da visita, taxa de conversão, origem do tráfego, alertas e muitos outros. Ao lado esquerdo da página, há o menu com os tópicos que ajudarão a monitorar o desempenho da sua conta. São eles:

  1. Painéis

São uma coleção de widgets que fornecem uma visão geral dos relatórios e das métricas que mais lhe interessam. Eles permitem monitorar muitas métricas de uma só vez.

  1. Atalhos

É possível criar atalhos para os relatórios mais importantes. Assim, você tem acesso rápido aos relatórios mais visualizados diretamente na guia “Início”.

  1. Eventos do Intelligence

São os alertas do Google Analytics, que avisam automaticamente quando uma variação significativa ocorre no seu website.

  1. Tempo real

Os relatórios são constantemente atualizados e é possível monitorar as atividades no seu site em tempo real.

  1. Público-alvo

Os relatórios de público-alvo fornecem dados sobre o seu público: idade, sexo, interesses, localização, comportamento, entre outros.

  1. Aquisição

Nos relatórios de aquisição você consegue identificar que canais adquirem mais usuários, que canais adquirem os usuários mais engajados com seu site, que canais adquirem os usuários que resultam em mais conversões.

  1. Comportamento

Nos relatórios de comportamento você pode ver o fluxo de comportamento dos usuários: as páginas de destino e de saída, as pesquisas internas, entre outros.

  1. Conversão

Nos relatórios de conversão é possível ver o desempenho do produto, desempenho de vendas, tempo até o usuário realizar a compra, etc. Caso seu site não seja um e-commerce, você terá como analisar URLs de meta, fluxo de meta e visualização de funil.

Entendendo as principais funcionalidades do Google Analytics, fica mais fácil de mexer na ferramenta e de monitorar o seu site. Controlar o seu desempenho é extremamente importante para compreender o usuário e, consequentemente, sobreviver na internet. Por ser uma ferramenta extremamente completa de análise web, o Google Analytics é a mais lembrada quando o assunto é marketing digital.

 

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