top of page

Hackers: saiba como se proteger

Como se proteger dos Hackers

Seu computador pode ser atacado de duas formas: tanto por um humano quanto por um malware. Os hackers usam diversos recursos e metodologias para explorar os computadores e comprometê-los. Mesmo que hajam rotinas de atualização em programas e dispositivos, sempre surgem pontos vulneráveis para serem explorados.

Para começarmos a falar sobre estes personagens tão misteriosos, precisamos entender o que significa o termos “Hacker”. Derivada de “Hack” que, em Inglês, tem o sentido de “modificação”, estas pessoas usam sua criatividade e má intenção para “hackear” (modificar) computadores e dispositivos com o intuito de, por exemplo, roubar dados financeiros.

Você pode ter mais dicas de segurança da informação nas empresas ouvindo o podcast Performance Digital .

O que são malwares?

Podemos entender Malware como um software desenvolvido para danificar computadores, dispositivos ou programas. A palavra é a contração de “malicius software” (programa malicioso).

Há milhões de programas de malwares e eles podem ser classificados como:

  1. Cavalo de Troia – ele entra no computador criando brechas que facilitam a invasão;

  2. Vírus – programas desenvolvidos com más intenções;

  3. Worms – significa “verme”, em português e é parecido com um vírus, mas ele se autoreplica, infectando outros computadores.

Estes softwares infectam as máquinas por meio de programas do tipo “stub downloader” que criam um tipo de acesso inicial que permite a instalação dos malwares propriamente ditos. O mais perigoso é que serão baixados diversos tipos de programas maliciosos com o intuito de garantir que algum passará pela verificação de um antimalware.

Para completar, o hacker pode instalar um Ransomware com a intenção de bloquear o acesso a sistemas ou arquivos até que um resgate seja pago. É como se o hacker fizesse um sequestro, mas com pagamento, geralmente em bitcoin. Depois de atingir o objetivo, o malware inicial pode ser vendido para outros cibercriminosos fazerem o mesmo.

Como evitar danos causados por hackers?

Proteger o computador é importante para manter os dados a salvo e evitar que eles sejam danificados ou sequestrados por cibercriminosos. Confira, a seguir, dicas simples para você implementar agora mesmo:

  1. Fique atento – instituições financeiras jamais enviam e-mails pedindo que seus clientes instalem softwares;

  2. Backup – mantenha cópias das suas bases de dados;

  3. Cuidado com senhas – crie senhas diferentes e que não sejam baseadas em nomes de familiares ou datas de aniversário;

  4. Tenha um antivírus – manter esse recurso ajuda a detectar e eliminar programas maliciosos;

  5. Use um firewall – esse aplicativo funciona como um filtro que não deixa passar o que for suspeito;

  6. Instale um antispyware e um antimalware – sua função é evitar que programas espiões e malwares sejam instalados no computador.

A melhor dica de todas é estar sempre em alerta, desconfiando de qualquer comportamento diferente do costumeiro nos computadores e dispositivos que você usa.

Se você se interessa por tecnologia, conheça os cursos que a ComSchool oferece.

Conquiste seu certificado reconhecido e estude com professores especializados em tecnologia.

bottom of page