top of page

A história do primeiro e-commerce no Brasil

A primeira loja virtual no Brasil

Apesar de não haver registros oficiais, o primeiro e-commerce no Brasil foi a Book Net, fundada por Jack London e que entrou no ar em maio de 1995.

Em 1996 outra loja virtual chamada Brasoftware também começava suas operações, tendo como diretor Jorge Sukarie Neto.

A história do primeiro e-commerce no Brasil começa em 1995, com o inicio da Internet comercial por aqui.

Em setembro desse ano o Pão de Açúcar distribuía CD Roms com o catálogo de seus produtos para que as pessoas pudessem comprar pelo computador, mas os pedidos tinham que ser enviados por fax ou e-mail e o pagamento era na contra-entrega, então não foi bem um e-commerce.

Nos Estados Unidos, o primeiro e-commerce foi o marketplaces de livros Book Stacks Unlimited que começou no BBS em 1992 e se transferiu para o www em 1994.

A Amazon só entraria no ar em 1995, fundada por Jeff Bezos. Nesse mesmo ano entrou no ar o site de leilões e-bay.

Na história do e-commerce, como não poderia deixar de ser, há muitas controvérsias sobre a primeira loja virtual. E a A história do primeiro e-commerce no Brasil, não é diferente.

O jornal New York Times, por exemplo, alega que a primeira venda online foi feita em seu site, pois tinham criado um sistema seguro para vendas com cartões de crédito.

O primeiro produto vendido em no e-commerce do NYT foi um CD do cantor Sting, no dia 11 de agosto de 1994.

O Ponto Frio também foi um dos primeiros e-commerces a operar no Brasil, com a entrada no ar em 1996. Mas não foi o primeiro e-commerce no Brasil

Veja abaixo um print de como era a Book Net, provavelmente a primeira loja virtual no Brasil.


Dá para perceber que uma das limitações do e-commerce no inicio, eram as imagens. As conexões de internet eram lentas e usavam a infraestrutura de linhas telefônicas.

O fato de não ter fotos, dificultava a decisão dos compradores nas primeiras lojas virtuais.

Atualmente, com banda larga, o uso de fotos e vídeos fica muito mais fácil para convencer os compradores online.

Se interessou pelo conteúdo? Aprenda passo a passo como criar o seu próprio e-commerce no Curso Como Abrir uma Loja Virtual de Sucesso.

Cursos de E-commerce aqui.

bottom of page