top of page

Impacto de um Aplicativo Fora do Ar

Há alguns meses o Skype passou por um período de instabilidade, o serviço permaneceu com problemas por mais de 24 horas, fazendo com que os usuários tivessem uma grande dificuldade de se conectar. Esse tempo fora doar pode afetar a imagem da Rede com os usuários, fazendo com que a marca perca credibilidade e prestígio.

A relação de confiança construída através de uma boa estratégia de marketing digital, não é facilmente mantida, por isso as empresas investem cada vez mais nos laços com o consumidor. Além disso, outro lado afetado com o período sem acesso ao serviço é o dos anunciantes do Skype, que deixam de faturar uma grande quantia, sendo altamente impactados.

A Rede Social mais acessada do mundo também teve problemas duas vezes por alguns minutos, o Facebook. O que foi suficiente para provocar diversos comentários negativos em outras Redes, como o Twitter. De acordo com o site olhardigital.uol.com.br, o Facebook poderia perder cerca de US$ 30,5 mil por cada minuto offline.

Recentemente o aplicativo WhatsApp, o mais usado entre os brasileiros, sofreu com um bloqueio da justiça e teve que ficar fora do ar por quase 24 horas em todo território nacional. A empresa se recusou a quebrar o sigilo das mensagens de alguns usuários, que estavam sendo investigados por supostamente fazerem parte de uma facção criminosa.

O fato causou uma grande oportunidade para o concorrente do WhatsApp, o aplicativo Telegram, que rapidamente foi baixado por muitos usuários no período em que o Whats esteve bloqueado.

Grandes empresas obtém um lucro milionário a cada dia no ar, por tanto um site em mau funcionamento, mesmo que por um curto espaço de tempo pode significar a perda de uma receita altíssima. Imagine que o Google em 2012 ficou 10 minutos fora do ar, e seu faturamento no ano anterior foi de aproximadamente US$ 38 bilhões, esses 10 minutos implicaram em um valor gigantesco deixado de ganhar.

Para lojas virtuais não é diferente, um dia sem funcionar, ou até mesmo minutos, significa uma diminuição de arrecadação considerável. A Amazon, uma das maiores lojas virtuais do mundo, cujo lucro já ultrapassou US$270 milhões, teria um prejuízo quase imensurável caso ficasse um dia com o site em manutenção.

A desconfiança gerada por problemas com seu site com certeza pode afetar um grande número de pessoas, pois quem confiaria em um serviço que te deixa na mão de tempos em tempos? Por isso a gestão de seu site deve ser bem trabalhada para sempre oferecer o melhor para seus clientes.

Continuem acessando o conteúdo do blog e nos sigam em todas as redes sociais!

bottom of page