A importância da fotografia para conversão em e-commerce de moda

Fotografia de moda

Na internet o seu cliente não pega no produto, não sente cheiro, não experimenta, então o único apelo para venda é a imagem.

Sem uma boa foto fica quase impossível despertar o desejo de compra em seu consumidor e um dos fatores mais importantes neste caso é o tamanho e nitidez da foto.

“Nunca confie somente na qualidade ou marca de seu produto. Se todos estes atributos não estiverem visíveis na imagem um bom produto pode passar despercebido”, segundo Rachel Toyama, Analista de e-commerce do Paraíso Feminino e professora do curso de e-commerce de moda da Ecommerce School.

O Paraíso Feminino realizou um estudo comparativo entre os e-commerces de alto desempenho usando como métrica de classificação o número de acessos por produto. Entre as lojas que melhor pontuaram foram identificadas os seguintes padrões de imagens:

1 – Tamanho da Imagem

Os produtos exibidos nas listagens possuem o tamanho da foto superior a 220 pixels de largura.  Já na página detalhada do produto, ao acionar o zoom a imagem exibida tem pelo menos 1.000 pixels de largura, considerando o mínimo possível de borda para manter o produto em destaque.

2 – Fundo Branco

As lojas com maior desempenho usam somente fundo branco nas imagens. Fotos em tamanho grande e fundo branco geram maior foco no produto e consequentemente maior número de acessos, mesmo em caso de roupas brancas.

Qualquer outro tipo de fundo seja ele cinza, preto, paisagem ou ambiente tiram o foco do produto fazendo com que sejam menos clicados.

3 – Foto em Still Com Preenchimento

Há diversas tecnologias para obter o resultado de uma imagem em still com preenchimento em que a forma e o volume do produto ficam preservados mas sem exibição aparente do suporte. É este tipo de imagem que foi identificado como padrão nos e-commerces de moda com maiores desempenhos.

Em um teste monitorado no Paraíso Feminino, o mesmo produto em still recebeu 76% dos acessos monitorados em relação às fotos com modelo.

Uma entrevista realizada pelo Paraíso Feminino com 100 consumidoras de lojas virtuais revelou que aproximadamente 60% das mulheres entrevistadas já fizeram uma compra por impulso atraídas pela imagem do produto.

A imagem tem como objetivo destacar o produto e despertar o desejo de compra, nos testes realizados o still como foto principal cumpriu melhor esta função por ser mais nítida e mostrar mais detalhes do produto em um primeiro momento, mas as entrevistadas não descartaram o desejo de ver a imagem do produto em uma modelo em um segundo momento. Os e-commerces de alta performance oferecem a opção de fotos sequenciais em modelos após a exibição do still.

4 –  Imagens de Modelo com Rosto são mais Atraentes

Em caso do uso de modelos na imagem principal, foi realizado um comparativo e imagens com rosto receberam mais acessos do que imagens em que foi feito o corte.

Isso se deve ao fato de que muitas mulheres compram produtos inspiradas na modelo.

5 – Posição da Foto

No teste monitorado, calçados como tênis, rasteirinhas e sapatilhas foram mais favorecidos com uma angulação de 45º na vertical e sandálias, botas e sapatos com salto desempenharam melhor com esta angulação na horizontal.

O cuidado deve ser redobrado com a tradicional angulação de 90º das fotografias de calçados tirados em par para que não se sobreponham, perdendo o foco do produto.

Procure a angulação que melhor represente o produto e seus detalhes, tornando-o mais atrativo para o consumidor.

6  – Cor da Foto

A cor é um fator de grande relevância para público feminino, uma mulher que procura um produto roxo não ficará satisfeita se receber um produto lilás. Por este motivo a cor da foto deve ser o mais fiel possível à cor do produto, isso evita decepções e devoluções.

 

Em um mercado altamente competitivo e com grandes players prestar atenção aos detalhes faz toda diferença nos resultados.

 


 

Por Rachel Toyama:, Analista de e-commerce no Paraíso Feminino e professora do Curso Ecommerce para moda da ComSchool, que é oferecido em São Paulo, Rio de Janeiro e online. Saiba mais clicando aqui.