A importância de se especializar para empreender no e-commerce

O crescimento do comércio eletrônico brasileiro nos últimos anos se mostrou surpreendente. Segundo apontam as pesquisas, em 2012, o faturamento do mercado eletrônico ficou em cerca de R$22,5 bilhões. Só em 2013, o e-commerce brasileiro teve um crescimento de 29% em relação ao ano anterior, porcentagem que representa a movimentação de R$ 31 bilhões. Já para 2014, segundo a ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico), a expectativa é que o ano termine com uma movimentação em torno de R$ 39 bilhões, com um crescimento de 26% sobre o ano passado.

 

Esses são dados positivos para o cenário do e-commerce no Brasil. Porém, tamanha velocidade de crescimento e de abertura de espaço no mercado eletrônico é acompanhada de responsabilidades e necessidades para os empreendedores. A responsabilidade para arriscar ao abrir seu e-commerce e a necessidade de saber gerir bem o empreendimento, atendendo qualificadamente seus consumidores, para alcançar o sucesso em meio à altíssima competitividade do mercado.

 

Como, então, assegurar o sucesso de seu negócio, se destacando na área? A verdade é não existe fórmula ou receita pronta para essa questão, pois muitas variáveis influenciam o rumo que um empreendimento toma. O que se pode afirmar é que grande parte delas está baseada na qualificação do empreendedor. Assim como em uma luta corpo a corpo, no mundo do e-commerce, conta com a vantagem quem tem maior conhecimento sobre esse mercado, as melhores técnicas a serem usadas, e sabe em que momento as aplicar.

 

Por isso, é importantíssimo buscar a especialização na área para garantir seu sucesso. Essa especialização ocorre de diversas formas, dentre as quais a mais importante é investir em cursos de qualificação. Muitas pessoas vêem a educação como algo dispendioso, mas a verdade é que os recursos dedicados ao conhecimento são investimentos e não gastos despropositais. Um empreendedor despreparado e sem qualificação, poderá demorar para compreender o mercado e qual a melhor maneira de introduzir e gerenciar seu negócio, tendo maior possibilidade de fracassar. O conhecimento adquirido através de cursos de especialização é fator determinante para a otimização do tempo de desenvolvimento de um e-commerce, de seu amadurecimento e de sua excelência e credibilidade.

 

Participar de eventos e palestras e garantir a  absorção de tudo que é compartilhado nesses ambientes é fundamental, não só pelo aprendizado que pode ser obtido, mas pelo networking que acontece entre os presentes. Conversar, trocar experiências, coletar conselhos e observar o modo de pensar de grandes cabeças do empreendimento no mercado eletrônico é importante para manter referências e foco.
Outra forma de absorver conhecimento é lendo bastante sobre o assunto. Há uma grande variedade de livros escritos por empreendedores de sucesso. Como já citado, ter referências e estar atento ao que elas têm a oferecer é de grande contribuição para o aprimoramento de quem visa qualificação para empreender certeiramente no e-commerce.

 


 

Como já vimos aqui no blog, os segmentos do e-commerce que mais crescem acirrando a concorrência são os de Saúde e Beleza (para a venda de cosméticos, produtos de beleza e itens para saúde), Moda e de artigos para Casa e Decoração. Por isso, a especialização para empreendedores que visam esses negócios é indispensável.

 

Se você está pensando em iniciar um negócio nesse segmento e quer ter sucesso com seu e-commerce, nas redes sociais e com marketing digital, não deixe de conhecer os cursos da Comschool. A ComSchool é um centro de treinamentos especializado em que você aprende  com alguns dos nomes mais influentes da Internet brasileira.