Instagram Marketing: recursos para sua estratégia nas mídias sociais

Instagram Marketing: como usar os novos recursos

O Instagram recebe atualizações constantes e, com isso, surgem novos recursos úteis para o gerenciamento das Mídias Sociais. Instagram Marketing é uma nova disciplina para atração e conversão de clientes através dessa rede social, pois ela consegue apresentar produtos e serviços em um formato interessante e diferente.

Entretanto, você não pode tratar o perfil corporativo da mesma forma que conduz um perfil pessoal. Os recursos que o Instagram Marketing oferece são inúmeros, mas você deve pensar em estratégias para tirar o melhor proveito e captar mais seguidores.

Por isso, selecionamos algumas novidades e estratégias de Instagram Marketing que surgiram e podem ser empregadas para colocar você na frente dos concorrentes.

Instagram Shopping

A ferramenta possibilita a marcação de produtos que uma loja virtual, por exemplo, compartilha em seu perfil. Assim, quando a foto de algum item é publicada tags que direcionam ao site do ecommerce facilita a vida do usuário e ele não precisa sair do Instagram para procurar o que despertou seu interesse.

Instagram Sticker para envio de perguntas

O Stories do Instagram ganhou uma nova função e usuários do aplicativo que tenham smarthphones com sistema iOS e Android.

Com esse novo recurso, você pode utilizar recursos como a criação de enquetes no modo Stories para interagir com os seguidores do perfil e pedir a opinião deles sobre algum assunto, um produto ou serviço.

O sticker de perguntas, que está disponível no mesmo menu de itens de horário e localização, possibilita o usuário enviar um recado sobre a postagem e responder a pergunta.

Quando você publica esse sticker, seus seguidores podem começar a fazer perguntas. Assim que você responde, a conversa aparece como uma publicação temporária, mas sem mostrar o nome do usuário e a foto de perfil de quem respondeu.

O autor receberá as respostas organizadas na interface e ele poderá selecionar algumas para criar um post citando quem respondeu sua pergunta.

Verificação de contas no Instagram

Perfis verificados em redes sociais transmitem mais credibilidade e demonstram que o conteúdo compartilhado é oficial. Contudo, no Instagram o processo de autenticação é complicado devido aos seus critérios restritivos.

A plataforma está testando esta funcionalidade apenas na Austrália, há a opção “Request Verification” onde é possível iniciar o pedido inserindo alguns dados e enviando uma cópia do documento de identidade.

No entanto, o Instagram só verifica contas que sejam de perfis de influenciadores, marcas, celebridades ou empresas. Os requisitos e a curadoria limita muito as verificações.

Os resultados dos testes ainda não foram liberados pela empresa, mas o recurso será liberado para os dispositivos com iOS e Android.

Este esforço do Instagram visa inibir o mercado alternativo de autenticações que facilita a obtenção do selo azul por meio de pagamentos.

Chamadas em vídeo

Com o Instagram é possível fazer videochamadas por meio do Direct para grupos de até quatro pessoas e contatos individuais. O recurso conecta usuários da plataforma mesmo que usem sistemas operacionais diferentes e sem limite de tempo.

Você inicia o bate-papo tocando no ícone da câmera disponível na parte superior da tela de conversas no Direct. Quando seu contato ou grupo atender, você consegue manter a conversa enquanto explora o Instagram.

Assim como em outros aplicativos que oferecem chamadas em vídeo é possível configurar notificações e silenciar contatos para manter a privacidade.

Instagram Stories com anúncios sequenciais

O Instagram Stories, em breve, poderá receber até três anúncios na sequência, diferente do que a plataforma suporta atualmente.

Algumas marcas já utilizam este recurso, como a Renault, a Paramount e a Netflix. Com isso, elas podem criar histórias em capítulos, incrementar com vídeos e fotos ou agrupar conteúdos.

Enquetes com respostas fechadas

Responder questões sobre produtos e serviços é uma forma diferente de interagir com os seguidores (e potenciais clientes). Imagina deixá-los decidir as cores de algumas peças da nova coleção de sua loja virtual de roupas.

Assim, usar o recurso de enquetes do Instagram pode estreitar o relacionamento e conquistar mais conversões. Entretanto, diferente do sticker de “Perguntas”, o recurso de “Enquete” só possibilita a inserção de duas respostas possíveis.

As inovações e atualizações do Instagram podem não estar disponíveis para todos os usuários, pois são liberadas aos poucos e para bases diferentes. Assim, pode ser que você consiga utilizar alguns recursos antes de outras pessoas. Por isso, é importante sempre acompanhar as notícias sobre a plataforma.

Você quer se atualizar em Instagram Marketing? Conheça o curso de Instagram Ads e o curso de Gerentes de Mídias Sociais da ComSchool.

A ComSchool oferece mais de 170 cursos, além desse, e você pode ter contato com profissionais com experiência de mercado. Além disso, você terá o Certificado Profissional de Social Media, reconhecido pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, que fará muita diferença em sua carreira nas redes sociais.