top of page

Interface responsiva é item essencial em seu site

Quanto tempo você passa diante da tela de seu celular?

Nunca parou para pensar nisso? Pois o estudo AdReaction* pensou. Produzido pelo conceituado instituto de pesquisa Millward Brown e publicado no primeiro trimestre de 2014, ele investigou essa questão e identificou uma série de tendências. A mais bombástica delas indica que os smartphones estão desbancando as TVs.

Segundo a pesquisa, os brasileiros passam em média 149 minutos/dia conectados na tela do celular ante 113 minutos/dia assistindo à TV. É muito? Espere para ver outros países. Os americanos ficam 151 minutos/dia vidrados em seus móbiles frente a 147 minutos/dia gastos com a teve. Já os chineses não perdem tempo no sofá: 170 minutos/dia para os celulares contra apenas 89 minutos/dia para a televisão.

Valiosa, essa informação deve ser estudada com muita atenção sobretudo para quem trabalha com negócios online. Na prática, avalie que poderá ser a hora de dedicar maior tempo de navegação de seu site nessa plataforma mobile, caso ainda não faça isso. E o exercício não consiste em apenas abrir a tela do site olhar a home e admirar os textos e fotos, dando conta que eles estão igualzinhos ao site na tela do PC ou note ou ipad.

Se seu site na plataforma móbile é apenas uma réplica do modelo web, é recomendável que você navegue com frequência por ele para sentir possíveis entraves de navegação que seu usuário dribla quando vai visita-lo. Por isso, faça testes e simule operações. Há vários empresários que se surpreendem diante dessa tarefa. Durante esse tour vivenciam dificuldades de navegação, como os inúmeros redimensionamentos de tela para acessar com precisão de toque os botões (links), que na tela do celular tornam-se minúsculos.

Ao fazer essa simulação você poderá desejar soluções para tornar a navegação mais ágil e amigável. E para atender a essa demanda, é recomendável configurar seu site para o modelo responsivo.

Sites Responsivos

Idealizada por designers e programadores, essa alteração irá permitir que as páginas do seu site se adaptem automaticamente para as distintas telas de visualização, favorecendo a leitura das páginas e agilizando a navegação, pois boa parte dos redimensionamentos (com os dedos) não será mais necessária.

O segredo dessa proeza consiste em configurar páginas de seu site a incorporar o conceito de grade fluída, no qual dimensões dos elementos (fotos e textos) sejam definidos por unidade relativas como percentagem, em vez de unidades absolutas como pixels ou pontos. Mas, detalhe: a aplicação de designer responsivo não serve para sites construídos em flash. Opte por estruturar seu site em HTML. Com esse cuidado, você irá garantir uma boa experiência para o seu público móbile, algo que na prática poderá render mais pageviews, time spend e, claro, mais negócios direta ou indiretamente. Há também quem some essa investida à produção de um aplicativo (app) do seu site, ambas as soluções tendem a atender seu usuário móbile.

*fonte: www.mundodomarketing.com.br

 

Já conhece os cursos voltados para o mercado digital oferecidos pela Comschool? Oferecemos cursos para Mobile Marketing, Gestão de Marketing Digital de Alta Performance, dentre outros.

Além desse, a ComSchool tem outros 170 cursos que podem ajudar você a turbinar a carreira e fazer um networking de alto nível. Todos os cursos dão direito aos Selos Profissionais Certificados.

bottom of page