top of page

Internet das Coisas: Saiba Como Funciona

O mundo vem atingindo níveis de desenvolvimento tecnológico dignos de filmes de ficção científica. Hoje temos transmissão de dados muito rapidamente, temos aparelhos que podem ser controlados remotamente, ou seja, você está aqui e pode controlá-lo lá no Japão. Isso se deve em muito a internet, que possibilita essa troca de dados e informações. Um dos principais avanços diz respeito à internet das coisas, que possibilita uma infinidade de comandos e facilidades aos usuários.

A Internet das coisas (inglês: Internet of Things) é, em certa medida, fruto do trabalho desenvolvido pelo famoso  MIT Auto-ID Laboratory, que recorreu ao uso do RFID (identificação por radio frequência) e de Wireless Sensor Networks, como ferramentas para o desenvolvimento destas tecnologias. O objetivo inicial foi criar um sistema global de registro de bens e objetos usando basicamente o que era chamado de Electronic Product Code. A Internet das coisas é basicamente uma revolução tecnológica que representa o futuro das tecnologias da informação e da comunicação e cujo desenvolvimento depende da inovação técnica em campos da tecnologia que abrangem sensores wireless e nanotecnologia. Este tipo de avanço tecnológico pode melhorar em muito a vida das pessoas, em qualquer lugar do mundo.

A primeira inovação da internet das coisas é a possibilidade de ligar os objetos e aparelhos de uso diário a grandes bases de dados e redes além da Internet. Além disso é necessário um sistema eficiente de identificação, pois somente desta forma se torna possível corrigir e registrar os dados sobre cada um dos objetos. Neste ponto a identificação por rádio frequência é uma solução.

Tudo isso vai depender de alguns avanços tecnológicos ainda, mas a cada dia que passa a internet das coisas vem se tornando mais real e deixando de ser apenas uma aposta. Ela vai influenciar diretamente a vida de todas as pessoas, pois os objetos (coisas) ficarão “inteligentes”.

Impacto da internet das coisas em nossas vidas

Ainda em desenvolvimento, já existem funções para facilitar e muito a vida das pessoas com a internet das coisas. Num futuro próximo, teremos geladeiras que avisarão quando os alimentos estão vencidos, que irão informar que alimentos estão em falta e até comprá-los via internet. Além disso, será possível programar os televisores para que apontem o horário em que programas e filmes pré-definidos irão ao ar, podendo seleciona-los por categorias.  Será possível configurar seu fogão para que ele se acenda apenas com um app de celular, assim como micro-ondas e forno, facilitando assim a vida de quem precisa cozinhar em pouco tempo.

Mas este tipo de tecnologia não ficará restrita apenas ao nosso lar, sendo que será possível acompanhar e saber o horário exato em que um ônibus vai passar pelo ponto, saber como está o fluxo de carros em determinado ponto e muito mais. Esta interação é cada dia mais uma realidade, sendo que em certos ramos já temos os objetos “inteligentes”. Toda esta tecnologia vai beneficiar e muito a vida das pessoas, dando muito  mais comodidade e facilidades.

bottom of page