top of page

Líder Remoto, Construa relacionamentos e Integre pessoas remotamente

O desenvolvimento de relacionamentos profissionais positivos tanto com sua equipe quanto entre os membros do seu time que atua remotamente traz impacto na produtividade.

Apesar de já sabermos disso, é importante reforçar.

*Chiavenato (1989) reforça que a integração entre membros na organização é importante porque se torna viável um clima de cooperação, fazendo com que atinjam determinados objetivos juntos. As convivências ajudam nestas conexões trazendo os benefícios de aperfeiçoar o senso de time (teamwork) e a moral dos empregados, além de proporcionar um ambiente facilitador do nível de retenção de talentos e produtividade.

Afinal o ser humano é um ser social e, portanto, altamente relacional independente do ambiente em que está inserido incluído o remoto.

E ainda há um outro motivo importante sobre a relevância de se manter relacionamentos entre membros de times remotos: Nicholas Bloom, professor de economia da Universidade de Stanford, reforça que o trabalho em home office pode levar a um sentimento de solidão que pode alavancar até a depressão ou doenças do coração. Há também vários estudos incluindo o estudo do banco britânico Aldermore que descreve que 39% daqueles que trabalham em casa se sentiam solitários.

E o desafio em ambiente remoto é que as oportunidades para estas conexões e interações tendem a ser menores. Afinal não há a conversa no hall do elevador, no almoço do refeitório ou no café da copa.

Ok, então como o líder pode facilitar a conexão se a equipe está a distância?

Resposta em uma palavra : Reuniões. É através destas que haverá impacto no relacionamentos sejam eles entre Você e cada membro; Você com a equipe ou entre os membros da equipe.

Portanto o líder deve atentar-se para a dinâmica das reunioes já que serão o fio conector e condutor não só da construção das relações entre sua equipe mas também na manutenção dessas relações!

E caberá a você realiza-las para aproximar sua equipe, facilitando a conexão emocional e promoção do senso de equipe entre os membros.

Os quebra-gelos precisarão ser incentivados, facilitando as interações sociais e aproximação uns dos outros. Mude sua dinâmica de inicia-las mergulhando direto em relatórios e planilhas; comece com perguntas que demonstre que se importa com eles. “Como estão se sentindo?. Em seguida, faça perguntas sobre o que foi trazido de sentimento na reunião anterior. Ouvir sua equipe processar as emoções pode ajudar a se sentirem conectados emocionalmente.

Tamém dinamize a reunião criando espaços para encoraja-los, reconhecer, engajar , provocar, ou corrigir rumos. Garanta que todos estão literalmente conectados no propósito de se reunirem e deixe-los falar antes de você. Convide um membro para falar em cada reunião sobre fortalezas, seu trabalho, desafio superado, etc. Assim sempre saberão o que cada um está fazendo (integração)

E como manter a conexão individualizada do líder com cada um a distância? Atue individualmente da maneira que funciona melhor para cada um eles . Pergunte-os: como funciona melhor para você? Como posso apoia-lo para alcançar o resultado? Que frequência de reuniões individuais você gostaria de ter?

Uma atitude que voce como lider pode ter na atuação remota é criar oportunidade para um momento informal de orientação e conexão com a equipe virtual: que tal cada dia, chamar no chat para dar um ?bom dia! Tudo bem ai? Precisa de algum apoio?? Com esta simples ação, você gera uma conexão mais próxima num médio prazo. Eles sabe que podem contar com você!

E quanto ao relacionamento entre eles, como perceber? No mundo remoto isto acontece de diferentes formas. Observe os posicionamentos e as falas durante as reuniões: quem são os influencers, os insatisfeitos, os estressados e desmotivados. Onde você observa que as relações precisam ser mais consolidadas? Quem é influenciador da equipe?

Considere amplamente todos os seus recursos para reunir dados até mesmo buscando outras fontes e atuação deles nos demais canais virtuais ( emails, chats). Leia mais do que as palavras dizem: entonação, frequência, conteúdo.

E o que mais pode ser feito para conectar a equipe? Adote um pequeno conjunto de rotinas : Conversas informais, reconhecimento das conquistas da semana, Almoço ou um café virtual junto, compartilhamento de highligths e lowlights, incentive-os a apoiar uns aos outros através de compartilhamento de projetos em duplas, registre momentos marcantes , incentive-os a compartilhar culturas, traga diversidade para as discussões, se comunique remotamente, crie um canal para compartilhar fotos troque ideias com eles sobre outras rotinas que podem ser inseridas nas reuniões de equipe para mantê-los conectados emocionalmente!

Para concluir lembre-se que há grande diferença entre: Ficar conectado|Ser conectado|Se sentir conectado!

Clique Aqui para Conhecer Livro Liderança Remota

bottom of page