top of page

Livros que um bom empreendedor precisa conhecer

Saiba quais livros inspiram empreendedores sem serem, especificamente, sobre empreendedorismo

Quem decide trilhar o caminho incerto do empreendedorismo deve buscar sempre o conhecimento e capacitar-se constantemente.

Mesmo investindo em cursos especializados, o empreendedor precisa construir uma bagagem cultural para que possa lidar com imprevistos ao longo da vida profissional ou pensar em formas de inovar nos negócios.

Para ajuda-lo a conhecer obras interessantes, selecionamos alguns livros que não falam, necessariamente, sobre o mundo dos negócios, mas que podem servir como inspiração para empreendedores. Confira:

A Guerra dos consoles

Este livro traz o conflito histórico entre a Nintendo (já bem consolidada no mercado) e a Sega (uma fábrica de fliperamas que não estava muito bem) nos anos 1990. Esta batalha foi encabeçada por Tom Kalinske, presidente da Sega.

O texto foi resultado de mais de duzentas entrevistas realizadas com ex-funcionários das duas empresas.

Esta é uma leitura interessante para o empreendedor que gosta de marketing e vídeo-games.

Autor: Blake J. Harris

Editora: Intrínseca

Criatividade S.A.

O foco da obra é desenvolver algo novo. Além disso, fala sobre como a franqueza é importante para assumir erros e desenvolver um bom ambiente que inspire a criatividade.

O livro também traz algumas histórias sobre a criação da Pixar e sua relação com Steve Jobs.

Com a mistura de abordagem biográfica e de valorização da criatividade, o autor conta como foi sua trajetória e suas contribuições para a área de computação gráfica.

Além disso, sem cair no clichê das frases motivacionais, utilizando exemplos, ele mostra como unir inovação e negócios.

Autor: Ed Catmull

Editora: Rocco

Qual é a tua obra?

O livro fala sobre o mundo corporativo e suas inquietações. Também aborda o papel do líder espiritualizado, que busca, incessantemente, o significado das coisas.

O autor relaciona os temas de liderança, ética e gestão com assuntos atuais.

O conteúdo é leve e diversificado, mas sem deixar de lado a espiritualidade no mercado de trabalho.

Autor: Mario Sergio Cortella

Editora: Vozes

Rápido e devagar: duas formas de pensar

Este livro é indicado para quem precisa compreender os processos de tomada de decisão e como são as diferentes formas de pensamento e como aplica-los.

O autor também explica quando é possível confiar na intuição e quando isso não é recomendável.

Também apresenta insights práticos sobre as tomadas de decisão e como usar técnicas que evitam falhas mentais.

Autor: Daniel Kahneman

Editora: Objetiva

Com este livro empreendedores que decidam criar uma loja virtual podem começar seu novo negócio evitando erros comuns.

Dessa forma, implementam, logo no início, boas práticas de gestão e divulgação para alcançar o sucesso.

A obra ensina a registrar um domínio, decidir qual a plataforma de e-commerce mais adequada, como tirar fotos de produtos para deixá-los atraentes, como divulgar o empreendimento e receber pagamentos, entre muitos outros assuntos.

Autores: Mauricio Salvador e Maurici Junior

Editora: ComSchool

O Jeito Disney de Encantar os Clientes

A forma como a Disney atende seus clientes é baseada no encantamento. Por isso, a Disney Institute, responsável por destacar a visão e os ideias de Walt Disney, produziu esta obra para mostrar os diferenciais da empresa.

Assim, os leitores conhecerão os métodos e práticas inovadoras que conquistam a satisfação dos clientes.

O livro também fala sobre os fundamentos atuais do fundador da empresa e como ele era focado em nunca deixar de crescer.

Autor: Disney Institute

Editora: Saraiva

Gostou de nossas dicas e deseja conhecer mais livros inspiradores? Acesse a livraria da ComSchool e conheça seus títulos.


Saiba quais livros inspiram empreendedores sem serem, especificamente, sobre empreendedorismo


bottom of page