Marketing 4.0: saiba o que é e como aplicar em seu negócio

Não há dúvidas de que a revolução tecnológica foi transformadora para a economia, para a Internet e principalmente para a relação entre os consumidores e as empresas. O Marketing 4.0 é um conceito que representa o atual estágio do mercado, que requer que as empresas compreendam a realidade antes de investir em estratégias.

Com essas transformações, as empresas passaram a enxergar a necessidade de se adaptar às principais mudanças do mercado. Isso porque as estratégias devem ser voltadas para solucionar os problemas e atender às necessidades do consumidor 4.0, um ser humano integrado às tecnologias.

Afinal, quais são as principais mudanças em relação aos outros tipos de marketing na era digital? Para solucionar essa dúvida, é necessário aprender como surgiu esse conceito e no que ele consiste. Por isso, a ComSchool desenvolveu um artigo especial para você ficar por dentro dessa definição e de outras práticas relacionadas.

O que é Marketing 4.0?

O conceito de Marketing 4.0 surgiu a partir dos estudos do professor universitário Philip Kotler. No livro “Marketing 4.0: do tradicional ao digital”, o autor explica todos os detalhes sobre a nova era do marketing e como ocorreram as principais mudanças na relação com os consumidores.

Sendo assim, o autor acredita que essa era representa uma junção entre o marketing que já conhecemos e o marketing digital, integrando tecnologias para tornar a prática mais ágil e eficiente. Ele acredita que esse conceito é importante porque também representa uma grande revolução para a área de Marketing.

Para isso, é importante que esse novo tipo de consumidor esteja alinhado aos principais direcionamentos das empresas e que sejam integrados às diferentes tecnologias disponíveis no mercado. Como se trata de um ser humano mais imediatista, o uso das redes sociais torna-se uma grande exigência para as empresas.

Conhecer o público da sua marca é um dos principais fatores para ter eficiência no contato com o seu cliente. Como as pessoas têm cada vez menos tempo para enfrentar burocracias, é importante otimizar o processo de comunicação e a jornada de compra, para que esta seja prática e ofereça bons retornos.

Como aplicar o Marketing 4.0 em uma empresa?

Como você percebeu a partir da definição desse conceito, pode ser um desafio alcançar a fidelização desse tipo de consumidor, já que ele tem um perfil mais exigente em relação aos clientes tradicionais. Sendo assim, qual é a forma ideal para aplicar o Marketing 4.0 em uma empresa? Confira, a seguir.

Seja presente nas redes sociais

O principal canal de acesso dos clientes nos meios de comunicação são as redes sociais. Elas desempenham um papel importante na vida das pessoas, além de gerar engajamento e valor para as marcas. Além disso, possibilitam oferecer um atendimento personalizado e mais ágil para os consumidores.

Canais de atendimento como SAC, chatbots e outros recursos são fundamentais para resolver problemas mais complexos. Entretanto, utilize as redes sociais da sua marca para solucionar dúvidas frequentes e divulgar materiais exclusivos. Assim, você dá um passo à frente para manter mais proximidade com os clientes.

Personalize o atendimento

Proporcionar uma boa experiência de compra para o cliente na era pós-digital é indispensável para manter a proximidade e garantir a fidelização. Uma vez que a empresa oferece um atendimento personalizado em todas as suas frentes, o consumidor passa a se sentir parte do empreendimento.

Os consumidores hoje são os principais criadores de reputação para as marcas e devem ser enxergados como os pilares do seu negócio. Portanto, não hesite em implementar estratégias voltadas para a sua satisfação. Assim, você evitará impactos negativos e compreenderá melhor as necessidades do seu público-alvo.

Integre o marketing de conteúdo em seu negócio

Estar por dentro das principais tendências do mercado também é um fator importante para aplicar o marketing 4.0 em negócios digitais. O marketing de conteúdo reúne diversas técnicas que são fundamentais para gerar conversão e estabelecer uma relação mais natural com os clientes de uma marca.

Portanto, identifique o seu público-alvo e encontre a melhor estratégia para guiá-lo na jornada do consumidor. Além de gerar mais relevância para as marcas, essas estratégias podem apresentar resultados mais expressivos a médio e a longo prazos, o que pode ser altamente benéfico para as empresas.

Aprenda as principais estratégias de marketing digital com a ComSchool!

O Marketing 4.0 representa um grande avanço na forma como as empresas gerenciam seus processos internos e lidam com os consumidores no cotidiano. Na maioria dos casos, as empresas devem reformular suas estratégias para lidar com a concorrência e alcançar o topo.

E a ComSchool oferece diversas oportunidades para colocar sua empresa à frente da revolução digital. Conheça os cursos de marketing digital que compõem o catálogo da nossa escola de negócios e aprenda com profissionais altamente qualificados.