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Marketing de permissão: saiba como melhorar o relacionamento com o público-alvo

Devido à grande quantidade de publicidade que existe nos dias de hoje na Internet, especialistas de marketing digital criaram uma abordagem que envolve a autorização da audiência para a exibição de anúncios nos espaços em que visitam. Esse tipo de técnica ficou conhecida como marketing de permissão.

Essa metodologia surgiu com a necessidade da inovação dos setores de marketing para alcançarem novos públicos e, principalmente, em função da abundante publicidade que hoje afeta os usuários por meio do algoritmo. Dessa forma, esse conceito tem como objetivo conquistar o consumidor.

O conceito do marketing de permissão surgiu no fim da década de 90, com a publicação da obra de Seth Godin, intitulada “Marketing de Permissão: transformando estranhos em amigos, e amigos em clientes”. O autor é considerado um dos grandes nomes do marketing mundial.

Entretanto, você sabe para que serve o marketing de permissão? Para compreender essa metodologia de forma aprofundada, a ComSchool desenvolveu este artigo com diversas informações relevantes. Assim, você fica por dentro de como funciona essa técnica e saberá como implementá-la de forma eficiente em sua empresa.

O que é marketing de permissão?

Mas afinal, o que é marketing de permissão? Podemos considerar que esse tipo de estratégia consiste em um conjunto de técnicas de comunicação para estabelecer uma relação mais próxima entre a empresa e seu público-alvo. O principal objetivo é conquistar o consentimento do cliente para enviar publicidade.

Sendo assim, é um conceito que visa a, primeiramente, respeitar o espaço da audiência e, ao mesmo tempo, executar campanhas de marketing que sejam melhor direcionadas. Como a Internet é o único meio de comunicação em que os usuários têm o poder de escolha sobre os anúncios que veem, essa metodologia não se aplica a outros meios.

Algumas estratégias norteadas para exibir campanhas de publicidade com base no estudo de personas e a experiência do usuário também fazem parte desse conceito. Com isso, podemos dizer que o Inbound Marketing é considerado marketing de permissão, devido ao processo de segmentação das campanhas.

Com isso, também abre possibilidade para oferecer conteúdos mais aprofundados para sua audiência, em vez de apenas comunicar ofertas como as peças de publicidade convencionais. Assim, se estabelece maior proximidade com o público-alvo da marca, o que gera muitos benefícios para a fidelização.

O que é necessário para implementar?

Existem estratégias que são altamente benéficas para conquistar a confiança com o público e estreitar um bom relacionamento, como o SEO (Search Engine Optimization). A criação de conteúdo com base nas personas e na necessidade do público é uma forma de agir a favor das etapas do funil de vendas.

Quais são os benefícios?

As técnicas de marketing digital não são consideradas necessariamente novas. Entretanto, com a alta concorrência entre empresas, é preciso elaborar estratégias que sejam eficazes, para que o seu negócio alcance bons resultados e destaque-se frente aos concorrentes do mesmo segmento.

Por isso, compreender qual a importância do marketing de permissão ajudará a gestão do setor de marketing da sua empresa a encontrar a estratégia que mais se adequa às necessidades do seu público. Além disso, o relacionamento tende a ser mais efetivo entre as duas partes.

Aumento das chances de conversão

Como as estratégias de marketing de permissão são exibidas apenas para aqueles que permitiram o envio de mensagens (seja por meio dos canais de comunicação, newsletters etc.), elas são direcionadas com mais eficiência. Isso porque geralmente os usuários têm interesse no conteúdo divulgado.

Sendo assim, considerando que você atua como gestor de um e-commerce de tecnologia e seus consumidores permitiram o envio de mensagens, a tendência é que estes demonstrem interesse pelas ofertas exibidas. Por isso, é uma maneira mais eficaz de obter melhores resultados.

Custo-benefício

Além da conversão, essa metodologia também custa menos do que outras estratégias de marketing por ter suas ações de marketing menos dispersas. Diferentemente do marketing de interrupção, que também é segmentado, o marketing de permissão é exibido apenas para aqueles que consentiram de forma explícita.

Credibilidade

Uma das grandes vantagens do marketing de permissão é a mensagem que a organização transmite para seu público. Isso porque é uma forma de mostrar a todos que a empresa se importa com a opinião do seu público e, a partir dessa metodologia, oferece ofertas apenas com a permissão dos usuários.

Aprenda técnicas de marketing na prática com a ComSchool

Agora que você já compreendeu a importância do marketing de permissão para o relacionamento entre gestores e seus públicos, que tal aprender na prática sobre diversas técnicas e ferramentas desse universo? Com isso, a ComSchool te ajuda!

Com o Programa Avançado de Marketing Digital da ComSchool, você fica por dentro de todas as tendências do mercado digital e saberá encontrar a melhor estratégia para executar em seu negócio. Tudo isso com um aprendizado prático e eficiente, além de obter certificação com o selo da ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico).

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