Marketing Digital Avançado: como atingir um novo nível

Como ser um profissional de Marketing Digital Avançado?

A área de Marketing Digital conta com profissionais especializados e que dominam técnicas e ferramentas.

Contudo, a melhoria contínua é um enorme diferencial para se destacar dentre tantas pessoas com portfólio e currículo incríveis.

Como ter habilidades bem desenvolvidas, conhecimentos profundos sobre as ferramentas e visão estratégica?

Conversamos com Vinicius Canola e Arthur Artilli, professores dos cursos de Marketing Digital da ComSchool.

 

Quais as tendências do Marketing Digital?

Vinicius Canola – Para mim, uma das principais tendências é a forma como a tecnologia se incorpora ao Marketing Digital. Esse mercado está cada vez menos operacional e progressivamente tecnológico, exigindo profissionais híbridos e bem ligados na evolução tecnologia aplicada ao marketing.

Arthur Attili – O Marketing Digital cada vez mais se especializa e traz para o dia a dia do mercado novas tecnologias com muita velocidade. O profissional precisa entender de tecnologia e terá muita vantagem se conseguir programar, tratar e analisar grandes quantidades de dados. Além disso, há uma crescente tendência de automação de processos e tarefas, o que torna o trabalho de um profissional de marketing menos manual e mais intelectual.

 

Quais as competências que um profissional de Marketing Digital deve desenvolver para avançar na carreira?

Vinicius Canola – Boa capacidade analítica, ser atualizado, organizado e conseguir entender e ser claro em relação as inovações que o mercado promove.

Arthur Attili – O profissional de marketing precisa ter muita adaptabilidade para aprender a usar novas ferramentas. É fácil se tornar obsoleto neste mercado, pois as empresas de tecnologia evoluem muito rapidamente. Além disto, precisa estar muito antenado com as novas tendências sociais e tecnológicas. A capacidade de analisar, interpretar e conseguir “contar histórias” com os números gerados e coletados também é fundamental.

 

Quais as principais ferramentas utilizadas no Marketing Digital?

Vinicius Canola – Google Anlaytics, Adobe Analytics, Google 360, Excel, Spreadsheet, SEM Rush, Scup, Sprinkler.

Arthur Attili – Existem as ferramentas de gerenciamento de mídia (Google Ads, Facebook Ads, Kenshoo, SalesForce), as ferramentas de monitoramento e coleta de dados (Google Analytics, CrazyEgg, DMPs) e as ferramentas de tratamento, análise e automatização de dados e reports (Spreadsheet, Excel, PowerBI, Google DataStudio). O conhecimento de todas elas elas é fundamental para ser um profissional de ponta na área de mídia paga. Em se tratando de outras áreas do Marketing Digital, existem ferramentas muito interessantes de social media, como Scup, por exemplo.

 

Blog ComSchool – O que é preciso estudar para se tornar um profissional avançado e o que evitar?

Vinicius Canola – A área de projetos é um grande diferencial, além de ferramentas do dia a dia, como o excel. Os profissionais se aprofundam, pouco a pouco, na mídia e na parte criativa. Contudo, isso já deixou de ser um super diferencial, visto que todos tem acesso e informação sobre diversos assunto. Então, ao focar em projetos, excel, tecnologia e afins, o profissional terá um grande diferencial.

Arthur Attili – O profissional avançado se adapta muito bem às diferentes ferramentas que envolvem o Marketing Digital. Excel/Spreadsheet é fundamental e dominar bem essas ferramentas proporciona muita vantagem competitiva ao profissional, pois irá ajudá-lo a economizar muitas horas de trabalho e chegar nos resultados de forma mais eficiente. Além do mais, o profissional precisa entender muito o negócio em que trabalha.

 

Blog ComSchool – Quais as dúvidas mais recorrentes dos seus alunos?

Vinicius Canola – Sou professor de Google Analytics, logo, as principais dúvidas são sempre voltadas a esse novo mercado e relacionado a dados. Também perguntam sobre como entrar, se vale a pena e etc.

Arthur Attili – Em geral as dúvidas são técnicas, pois a minha aula é mais técnica (Google Tag Manager). Eles perguntam sobre tags, HTML, scripts.

 

Blog ComSchool – O que é necessário para ser um profissional mais estratégico?

Vinicius Canola – Não focar apenas na ferramenta, mas na estratégia e em análises.

Arthur Attili – O profissional estratégico precisa ter muita habilidade interpessoal e conhecimento técnico das ferramentas. Acredito que a inteligência, habilidade social e a motivação são três fatores decisivos para diferenciar um profissional excelente de um profissional mediano. O profissional inteligente e motivado aprenderá rapidamente a usar as ferramentas, entenderá os conceitos e se adaptará rapidamente ao modelo de negócio da empresa em que atua. A habilidade social, por sua vez, dará ao profissional a possibilidade de construir parcerias e trabalhar bem em equipe para conquistar resultados inalcançáveis com dois braços.

 

Blog ComSchool – Compartilhem alguma dica importante para quem deseja avançar neste setor.

Vinicius Canola – Seja um profissional generalista, porém, que se especializou em algo. É muito importante, mesmo que a pessoa queira ir para uma área mais voltada a gestão, se especializar e ser muito boa em alguma ferramenta de digital. Assim, terá uma visão mais estratégica, além de um conhecimento técnico que pode ajudar muito no dia a dia ou na gestão do time.

Arthur Attili- Desenvolva o lado técnico e analítico, comunique-se bem e entenda do negócio em que atua.

 

 

professor de Marketing DigitalVinicius Canola é professor do curso de Google Analytics da ComSchool e BI Manager na Blinks.

 

 

 

professor de Marketing DigitalArthur Attili é professor do curso de Google Tag Manager da ComSchool e Analista Pleno de BI na Blinks.

 

 

 

O que você achou das dicas dos professores da ComSchool? Está com mais ânimo para se aprofundar na carreira? Então, matricule-se no Curso Avançado de Marketing Digital.

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