Marketing Digital para E-commerce: Dicas Valiosas e Principais Desafios

Além de consumidores cada vez mais exigentes, a concorrência também tem aumentado no ambiente digital e, não adianta nada ter um produto de qualidade e preços competitivos, se você não tiver um bom marketing digital.

Assim como uma loja física, que precisa de clientes entrando, vendo os produtos e tirando dúvidas para chegar na decisão de compra, a loja virtual também precisará de visitantes circulando pelo site e fazendo pesquisas até que se sintam preparados para fechar a compra.

Uma das causas mais frequentes de fracasso de lojas virtuais é investir errado. Muitos empreendedores gastam toda sua verba de marketing em campanhas que não trazem performance e ao final a conta acaba não fechando.

Para obter sucesso na divulgação da sua loja virtual, trouxemos cinco dicas valiosas e os principais desafios encontrados no marketing digital para E-commerce.

 

  • Como fazer anúncios na internet:

Como funcionam os anúncios do Google

Entre os mais conhecidos meios de anunciar na internet está o Google AdWords, uma ferramenta do Google que relaciona a busca de um usuário com os anúncios das empresas a partir de palavras-chave pré-selecionadas, ou seja, a empresa cria um anúncio, determina palavras-chave para serem vinculadas ao anúncio e, quando alguém procurar por essas palavras, aparece o anúncio da empresa no topo ou rodapé do Google. Os anúncios podem relacionar geografia, idade, sexo, entre outras características de públicos que a empresa queira atingir. Nesse caso, o pagamento é feito com base nos cliques gerados, o chamado CPC (Custo Por Clique).

Outra opção do Google é o Remarketing, uma estratégia bastante utilizada em E-commerce que são aqueles anúncios que ”ficam te seguindo” depois que você entrou em algum site. É uma ação que, quando bem utilizada, traz muito resultado, pois consegue mapear a busca do usuário e continuar oferecendo o que ele procura, podendo ser vinculada com promoções, descontos e outros benefícios.

Campanhas do Google Shopping

Diferente das campanhas de AdWords, uma campanha para o Google Shopping não usa palavras-chave e sim os dados dos seus produtos que, ao estarem no Google Merchant Center, são direcionados para onde devem ser exibidos e, conforme as regras do Google, estarão disponíveis na vitrine do Shoppping de acordo com a busca dos usuários.

Veja uma prévia de como é o Google Shopping

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Como anunciar em Redes Sociais

Além dessa forma, existem anúncios pagos em redes sociais, como o Facebook, em que as empresas estipulam filtros como idade, sexo, região, qual será o alcance e, ainda, selecionam um valor para gastar com o anúncio.

Essas são somente algumas das estratégias de marketing digital usadas atualmente, mas você pode encontrar outras ferramentas e plataformas que estejam de acordo com as suas necessidades e testar para saber quais as melhores práticas para o seu negócio.

  • SEO: o que gera mais resultado no Google:

A busca orgânica é aquela em que o usuário busca na internet uma informação e encontra a sua marca como “resposta”, sem que seja no formato de anúncio. Isso pode acontecer vários motivos, mas nunca por coincidência! Há técnicas que ajudam seu conteúdo a ser mais amigável com o Google. O conjunto dessas técnicas é chamado de  SEO (Search Engine Optimization).

O SEO ajuda seu site a ter mais relevância e estar entre os primeiros. E são os primeiros sites que os consumidores mais confiam, por isso é tão importante para o e-commerce, pois nada melhor do que ser encontrado de forma espontânea.

É claro que isso não é tão simples, pois todo mundo quer estar em primeiro, certo? Para se destacar é necessário entender, pesquisar e se aprofundar no assunto para saber quais são as técnicas de SEO, as melhores palavras-chave para seu negócio e como usa-las nos conteúdos para ser mais assertivo nessa estratégia.

  • Relacionamento com o Cliente:

Todo gestor sabe da importância em conquistar e reter um cliente e, com consumidores cada vez mais digitais e exigentes, as formas de atender e se relacionar com os clientes ganham um lugar especial na sua estratégia de comunicação.

Nas redes sociais, é necessário ter conteúdo constante e relevante, além de atender os clientes da forma mais rápida possível. Os chats online e e-mails também são excelentes maneiras de se comunicar com seu público e, atualmente, aplicativos como WhatsApp também ajudam no atendimento e diminuem o custo, tanto para a empresa, quanto para o consumidor.

Mais do que canais de relacionamento, use as ferramentas de comunicação como forma de captar novos clientes e aproveite para monitorar e entender sobre o comportamento do seu público-alvo.

  • E-mail marketing:

O e-mail marketing é uma estratégia excelente para vender na internet. Em média, um terço das vendas online é motivado por campanhas de e-mail, mas é preciso seguir as boas práticas dessa ação para garantir que o seu destinatário queira, realmente, receber seus comunicados digitais. Caso contrário, seu e-mail será considerado SPAM.

Enviar Newsletter com as novidades da sua empresa é uma maneira de criar relacionamento, engajar seu público e ainda divulgar seus produtos e serviços. Criar estratégias para que o cliente queira receber suas novidades também é uma forma excelente de obter uma base sólida de contatos, é o chamado OPT-IN.

Além desses benefícios do e-mail marketing, ele pode ser completamente mensurado, deixando evidente o número de aberturas e cliques, por exemplo, o que ajudará você a planejar, sempre, melhores campanhas e conteúdos para essa ferramenta.

  • Invista em Marketing Digital de Performance:

Mesmo com os altos e baixos do mercado e com a ideia que temos, muitas vezes, de cortar os custos, é preciso destacar, nesta última dica, a importância em ter performance nas campanhas do seu e-commerce.

Para saber onde investir mais e onde deixar de investir, é importante saber o que está dando resultado.

Na Internet é possível medir tudo. O próprio Google oferece uma ferramenta gratuita para medir tráfego e conversão, o Google Analytics.

Como componente estratégico para o crescimento do seu negócio, investir em marketing digital e divulgar os produtos, diferenciais e benefícios para clientes, pode ser fator decisivo para continuar gerando resultado, até mesmo, em épocas de crise.

Certamente você já ouviu que “quem não é visto, não é lembrado” e é isso mesmo que acontece com as lojas virtuais que não conseguem trabalhar sua divulgação com estratégias pautadas em um marketing digital de sucesso.

Portanto, atualize seu conhecimento sempre que possível, faça treinamentos para sua equipe e saiba o que puder do assunto e se, entender que é melhor contratar uma agência digital para centralizar essas ações, pesquise uma que atenda suas necessidades e contrate.

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