Mas o que faz um profissional de Social Media?

Graças ao desenvolvimento da internet, novos sites e redes sociais foram surgindo, se expandindo e acumulando cada vez mais usuários.

Atualmente as redes sociais mais usadas no Brasil, são: Facebook (com 103 milhões de usuários por ano), Twitter (com mais de 319 milhões de usuários por mês), Instagram (com mais de 700 milhões de usuários), Whatsapp (com o total de 1 bilhão de usuários) e o Youtube (com mais ou menos 1,5 bilhões de usuários).

Sabemos que na internet tudo corre muito rápido e é divulgado com bastante facilidade, dependendo do número de seguidores ou inscritos que cada marca tiver. Devido a isso, além das redes sociais serem utilizadas apenas por lazer, passaram a fazer um grande sucesso entre as empresas que querem promover seus produtos ou serviços de forma prática.

Este processo funciona muito bem, porque a partir do momento que a empresa faz sua divulgação e outros usuários veem, comentam ou compartilham, a visibilidade da marca começa a aumentar. Além disso, o ato de responder comentários e mensagens de clientes traz uma proximidade maior entre eles e a empresa.

Mas é claro que para essas plataformas serem usadas de forma profissional, são necessários planejamento, investimento e dedicação. E é aí que o profissional de Social Media entra.

As responsabilidades de um Social Media são divididas de acordo com as áreas dessa profissão. Entenda melhor:

  1. Assistente de Social Media

Um assistente de Social Media tem como função criar, postar e, às vezes, impulsionar conteúdo da página, gerar relatórios e análises de tudo o que foi feito no mês vigente, redigir artigos para blog, responder comentários e mensagens de clientes e acompanhar o desenvolvimento da marca nas redes sociais. Lembrando que tudo que for feito tem que envolver um assunto relevante para a empresa.

Então para se destacar em uma entrevista de emprego, é essencial que o candidato use e entenda pelo menos um pouco das finalidades de cada rede social, tenha uma boa redação e criatividade. Além disso, entender de programas de edição de imagens pode ser também um bom diferencial.

A média salarial para o profissional desta área é de R$ 1.000 a R$ 4.140, e é o cargo em que normalmente as pessoas começam a dar os seus primeiros passos dentro desta carreira.

  1. Analista de Social Media

O cargo de analista de Social Media pode ser dividido entre Junior, Pleno e Sênior.

Este profissional tem como dever: pesquisar por temas e ideias interessantes para os posts, entender a persona da marca, criar um planejamento de datas, horários e frequência de postagem, otimizar o perfil da página, garantir que todos os envolvidos estejam cumprindo com suas tarefas e prazos, analisar e monitorar métricas, analisar a concorrência e estar sempre criando estratégias para atrair os consumidores.

As qualificações necessárias para um analista de redes sociais se dar bem em um processo seletivo, são: ser graduado em um curso de comunicação, ter experiência na área, usar as redes sociais com frequência, ter uma mente analítica, conhecer as principais ferramentas que auxiliam no processo, e saber trabalhar com uma equipe.

O salário varia de R$ 2.000 a R$ 7.000, vai depender do nível e do porte da empresa que a pessoa estiver trabalhando.

  1. Coordenador de Social Media

Entre os três, o mais alto é o cargo de Coordenador de Social Media.

Este profissional tem a responsabilidade de coordenar os conteúdos produzidos para as redes sociais, administrar orçamentos das campanhas, participar da elaboração das estratégias de ações, do planejamento e da gestão de mídia que envolvem Adnetworks, Social Networks, Mobile, Display, entre outros.

Por ser um cargo elevado, para a pessoa consegui-lo tem que ser bem ativa, ter experiência na área, entender muito bem de redes sociais e das ferramentas que serão utilizadas e ter a habilidade de resolver alguns problemas que podem aparecer dentro das páginas.

O salário destes profissionais varia de R$ 3.000 a R$ 15.000, dependendo de sua posição e experiência.

Se você se interessou pelo assunto, conheça o curso de Gerente de Mídias Sociais da ComSchool.

Nele você aprenderá a melhor forma de lidar com os clientes por meio das redes sociais, como aumentar o engajamento de sua empresa, quais as melhores ferramentas que devem ser usadas e muito mais.

Não perca essa oportunidade, inscreva-se!