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Metas fundamentais do e-commerce: como atingir

E se existisse um lugar que explicasse todos os detalhes sobre os principais indicadores de e-commerce? Agora ele existe! Você pode ler essas informações na série de artigos contida no e-Book gratuito produzido pela ComSchool e pela Biso, plataforma de inteligência artificial para e-commerce.

Dividida em 4 capítulos, a série concentra-se nas principais métricas da operação de e-commerce. Elas são essenciais para ajudar o senso de direção da empresa e revelar os melhores caminhos para fazer o seu negócio crescer.

Receita

No primeiro capítulo da série, você desvendará informações valiosas sobre a receita. Mais do que dados numéricos, ela está carregada de informações que conectam a sua marca aos clientes e à relevância do seu produto.

Isto porque, sua fórmula matemática envolve a taxa de conversão, ticket médio e sessões. Ou seja, basicamente, tudo o que faz girar o e-commerce. O importante é ter em mente que a estratégia deve estar focada no crescimento saudável da empresa.

ROI

Já no segundo capítulo, você entenderá mais sobre ROI (um indicador de investimentos benéficos e/ou nocivos para a saúde do seu negócio) e como ele reflete nas mudanças de estratégias. Através deste indicador, você evita gastos desnecessários porque avalia o valor de investimento, desempenho das campanhas e realiza um comparativo do investimento com as vendas. Ainda, ganha força para dar continuidade às campanhas que realmente funcionam para sua empresa e planeja metas de forma mais atingível.

Margem de Lucro

E se você pudesse entender melhor sobre a rentabilidade das suas vendas e ter uma melhor orientação quanto aos investimentos futuros? Seria muito melhor, não é mesmo?! No terceiro capítulo, você entenderá melhor o que é margem de lucro e como a lucratividade impacta a saúde do seu e-commerce.

A margem de lucro irá apontar o quanto da sua receita não será utilizada para lidar com os gastos referente ao seu negócio; como por exemplo: custo de produção do produto, estoque, logística e outros. Para ter uma boa margem de lucro, é preciso ter um plano estratégico que articule questões como a gestão de gastos. Trata-se da saúde financeira da empresa. Nesta etapa, a projeção de metas vai dar o senso de direção ao seu negócio, além de colaborar com a visibilidade das oportunidades de vendas.

NPS

Por fim, no quarto capítulo você aprenderá a diagnosticar o seu e-commerce, baseando-se na satisfação do cliente. Ainda, esse capítulo alerta para a importância da experiência do cliente em sua jornada de compra e o quanto ele está vinculado a sua marca.

O NPS proporciona um panorama sobre a experiência do cliente em seu e-commerce. Através destes dados, é possível entender se é o e-commerce que está atrapalhando a performance das vendas ou se é o produto oferecido que não tem obtido bons retornos. Essa etapa é o momento de entender e estudar como está a sua relação com o cliente.

Essa série de artigos vai te ajudar a refletir sobre os indicadores do e-commerce, principalmente como e quando analisar cada um deles, bem como interpretar quais fatores possuem maior influência sobre eles. Além de ajudar na busca por plataformas de leitura e tradução de KPIs que auxiliem nas oportunidades de seu negócio.

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