Métricas importantes das redes sociais

O que são as métricas das redes sociais?

Analisar dados é uma tarefa que pode ser complicada para algumas pessoas e empresas e demanda muito esforço e tempo. Nas redes sociais temos várias métricas para analisar, mas, o mais importante, é selecionar o que realmente importa para sua empresa ou seu cliente.

As métricas apresentam insights acerca do desempenho das organizações nas redes sociais, o que ajuda a desenvolver estratégias eficientes. Por isso, você não precisa se preocupar com as chamadas “Métricas de Vaidade” que servem apenas para inflar egos, mas que não nos ajudam a tomar nenhuma decisão. Curtidas no Facebook, +1 no Google Plus e corações no Twitter são exemplos.

O que analisar nas redes sociais?

Cada rede social tem suas métricas importantes e com significados próprios, mas existem algumas que são essenciais e você precisa acompanhar em todas as plataformas. Confira quais são:

AlcanceMede quantas pessoas estão sendo alcançadas pelo conteúdo postado. Entretanto, ela precisa ser acompanhada diariamente junto com a métrica de engajamento.

Engajamento – Devemos considerar o número de likes, comentários e compartilhamentos dos posts diariamente e fazer relatórios semanais e mensais.

Crescimento – Conseguimos determinar o crescimento avaliando o aumento da base de seguidores. O ideal é acompanhar isso semanalmente, mensalmente e trimestralmente.

Volume – Mede as “conversas” que as pessoas têm sobre sua marca e seu acompanhamento também precisa ser diário, com relatórios gerados mensalmente.

Tráfego – Analisa, por meio de posts nas redes sociais, quantas pessoas visitam seu blog ou site. Você pode achar estas informações na aba Aquisição do Google Analytics .

Taxa de conversão – Outra métrica que você consegue visualizar no Google Analytics. Ela indica quantas pessoas têm, realmente, contato com a empresa. Saiba como turbinar sua conversão lendo este artigo da Revista Performance Digital .

ROI – Significa “Retorno do Investimento” e você consegue esta informação fazendo usando a fórmula ROI = (Retorno do Investimento – Custo do Investimento) / Custo do Investimento.

Costumamos ouvir que “contra dados não há argumentos” e esta é uma realidade nas redes sociais, pois são as informações determinam se determina estratégia está ou não fazendo sentido. Se surgirem algumas incongruências, será por meio de análises das métricas que conseguiremos mudar o rumo para conquistar os resultados desejados.

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