As Métricas Mais Importantes Para E-mail Marketing

O e-mail marketing é um dos recursos mais eficientes do marketing digital para impactar diretamente o seu público-alvo. Nesse post aqui do blog, ensinamos como é possível que uma empresa foque sua estratégia de vendas apenas na prática do e-mail marketing. Então, depois de aprender a importância de um bom conteúdo, um título atraente e outros itens fundamentais para o sucesso da sua campanha, é preciso analisar os resultados.

 

Com uma boa análise das suas campanhas, será possível identificar as falhas a serem ajustadas, a fim de extrair melhores resultados do seu e-mail marketing. Às vezes o problema está no título, e por isso o e-mail não é clicado. Em outros casos, o que faz o leitor desistir da conversão é a falta credibilidade que o conteúdo passa ao produto. Mas, como identificar onde sua campanha de e-mail marketing está pecando? Confira agora as métricas mais importantes de acompanhar no e-mail marketing:

 

1 – Novos contatos

Essa métrica, na verdade, tem o objetivo de verificar se os esforços da sua empresa para conquistar novos clientes é suficiente. Se o número de e-mails em sua lista cresce, quer dizer que seu público está se expandindo ou se renovando – o que é muito positivo.

 

Lembrando que não adianta comprar listas de e-mails para tentar melhorar esse número. Se por um determinado período sua empresa não conquistou novos contatos, é porque você precisa investir mais na obtenção desses. Veja aqui como construir uma boa lista de contatos.

 

2 – Taxa de abertura

A taxa de abertura é obtida partir da divisão do número de e-mails que foram abertos pelo número de e-mails enviados. Ela indica a porcentagem de usuários que foram impactados pelo conteúdo interno do e-mail. Se esse número for muito baixo, ou o título usado é pouco atraente ou os contatos não estão interessados no seu produto.

 

3 – Número de cliques

A taxa de clique mostra se, além de ter aberto o seu e-mail, o cliente ainda clicou em algum link que estava na mensagem. Os links de direcionamento são muito importantes no e-mail marketing. Por isso, se a taxa de clique estiver baixa, certifique-se de que seus links passam confiança ao usuário. Muitos deixam de clicar porque têm medo que os links passem vírus.

 

4 – Taxa de descadastros

A taxa de descadastros ou opt-out é o número de pessoas que pediram para se descadastrar dividido pelo total de contatos da sua lista. Ela é importante pois reflete problemas na qualidade do conteúdo e/ou na frequência de envio.