Mobile marketing, a bola da vez

Se toda empresa tem obrigação de estar presente na vida de seus consumidores, o celular é uma mão na roda na hora de cumprir essa missão. Os celulares estão nas mãos (e nos bolsos) da maioria da população brasileira, o que permite que essas pessoas estejam 100% conectadas.

Para cada pessoa residente no Brasil, há 1.3 celular disponível, segundo dados da Agência Nacional de Telecomunicação, a Anatel. Dentre os usuários mobile, os jovens de 18 a 35 anos são a maioria, representando 66% dos brasileiros.

De acordo com uma pesquisa recente no Google, as pessoas recorrem ao celular por três motivos principais: recorrência, tédio e imediaticidade, e chegam a olhar a tela até cem vezes por dia.

Claro, que dessas cem vezes, a maioria é para utilizar as redes sociais ou interagir através de mensagens de texto, seja via Facebook Messenger ou Whatsapp, mas que empresa não gostaria de estar ali, entre uma olhadinha e outra?

 

Novas tendências dentro do mercado mobile

Vale destacar que de toda a população, mais de 2,5 milhões de brasileiros já possuem hábito de realizar compras em dispositivos móveis, dando surgimento ao Mobile Commerce.

Os produtos ofertados através do Mobile Marketing podem ser comprados e pagos prontamente a partir da utilização do dispositivo portátil, geralmente com diversas opções de pagamentos, desde a utilização de cartões de crédito ou cobrança diretamente na fatura do seu celular.

 

Tablet x smartphone

Muito se fala sobre a crescente utilização de tablets pelos brasileiros. A telinha portátil realmente caiu no gosto da população, principalmente crianças e pessoas na terceira idade. Atualmente 12% da população possuem um tablet, mas o usam como complemento à um outro dispositivo, como notebooks e desktops.

Já os smartphones a cada ano quebram os recordes de venda, alcançando em 2014 mais de 13 milhões de aparelhos vendidos.

O mobile marketing é o segmento do marketing digital que mais apresenta possibilidades de customização. Isso porque o avanço de dispositivos como smartphones e tablets permitem executar jogos pesados e carregar aplicativos cheios de recursos.

Junte a esse fato a recente disseminação da tecnologia touch screen e a explosão das mídias sociais, e você poderá ter uma ideia das possibilidades criativas que o mobile oferece.

 

Saber engajar é a solução

O cliente mobile é crítico e te abandona muito facilmente. No caso dos aplicativos, por exemplo, de acordo com a Compuware, apenas 16% dos usuários dão uma segunda chance a um aplicativo que não funcionou.

Para sua marca alcançar o sucesso, você deve criar ações de marketing interessantes para alcançar esse público, onde ele estiver. Investir em campanhas mobile tem inúmeras vantagens, como agilidade e preço – já que o mobile marketing chega a custar 300% menos que outras mídias.

Para você que quer entender tudo sobre Mobile Marketing, a ComSchool oferece um curso exclusivo na área. Nele você aprende a criar campanhas para dispositivos móveis – tais como celulares, smartphones e tablets – e como definir estratégias, contratar desenvolvedores de aplicativos, implementar campanhas e mensurar os resultados.

O futuro é ao mesmo tempo incerto e estimulante, por isso não fique de fora e abrace de vez o mundo mobile!