top of page

Networking Digital Day: O Ecommerce nos dias atuais

O Ecommerce nos dias atuais: tecnologia, usabilidade, o novo consumidor e estratégias pra aumento das vendas

A ComSchool promoveu mais uma manhã com muita troca de conhecimento e networking de alto nível. O tradicional Networking Digital Day foi realizado ontem, dia 19 de junho, e contou com a participação de especialistas do mercado ecommerce.


O evento começou com uma palestra de Gustavo Chapchap, diretor de marketing da Jet e-business, que abordou o tema “A evolução do varejo, a mudança do consumidor e o papel da tecnologia”.

De acordo com Chapchap, o varejo está evoluindo rápido para acompanhar o mundo, a tecnologia e as exigências dos consumidores. “As lojas físicas nos EUA, por exemplo, estão diminuindo, mas o número de vendas aumentou. Aqui vemos menos lojas nos shoppings e os consumidores ficam menos tempo nas lojas, pois eles sabem o que querem devido as consultas que fazem antes de irem as compras”, comentou.

O diretor alertou para a necessidade das empresas acompanharem as inovações para não acabarem, como a Blockbuster, que não acreditava nas mudanças e fechou devido ao advento das tecnologias de streaming de vídeo.

Como impulsionar as vendas no ecommerce


Depois do coffee break, momento de networking e troca de contatos, os participantes assistiram a palestra de Rafael Monteiro, founder da Komcept Consulting. O assunto tratado por ele foi o “Passo a passo para alavancar as vendas no ecommerce”.

O especialista começou fazendo algumas “provocações” para o público questionando se as empresas estavam preparadas para crescer, quais os desafios atuais e se já contavam com um planejamento específico a fim de enfrentar os concorrentes.

O intuito foi incentivar as pessoas a terem insights sobre como estão conduzindo o ecommerce e o que podem fazer para alavancar as vendas. “De acordo com o Sebrae, 60% das lojas virtuais não sobrevivem após o primeiro ano. Assim, é necessário planejar, ter conhecimento, objetivos e foco”, comentou Monteiro.

Gradualmente, vemos diversos canais incentivando que as pessoas invistam no ecommerce, porém Monteiro alertou que “para cada tomada de decisão é necessário definir objetivos antes de pensar em rentabilidade e um investimento mínimo preestabelecido”. Planejar antes de agir é a melhor forma de iniciar um negócio.

Estratégias de usabilidade


Encerando o Networking Digital Day, Leonardo Alves, CEO da iHouse Web, apresentou “11 dicas de usabilidade para melhorar sua conversão”. Ele começou explicando que a usabilidade é quando seu consumidor consegue acessar o site da loja e encontra o produto facilmente. Além disso, apresentou a Norma ISO 924 que estabelece os seguintes parâmetros:


Facilidade no aprendizado – a utilização do sistema requer pouco treinamento;


Fácil de memorizar – o usuário deve lembrar como utilizar a interface depois de algum tempo;


Maximizar a produtividade – permitir que o usuário realize a tarefa de forma rápida e eficiente;


Minimizar a taxa de erros – avisar o usuário e permitir a correção de modo fácil;


Maximizar a satisfação do usuário – confiança e segurança.

“No ecommerce, o que a gente quer, trabalhando nossa usabilidade são diminuir a barreira na jornada de compra, ou seja, que seja fácil para o usuário comprar, e incentivá-lo a concluir uma compra”, explicou Alves sobre a importância da usabilidade em uma loja virtual.

Para conquistar isso, o usuário deve encontrar o que procura; ter informações suficientes sobre a mercadoria; o preço e as opções de pagamento devem ser claras; o frete deve ser calculado e menor número de cliques no processo de compra.

Confira o vídeo do evento e assista as palestras na íntegra:


Confira as fotos do evento em nosso álbum do Facebook: http://comschool.co/ndd-junho-18

Se você gostou deste evento e ficou interessado em saber mais sobre como vencer os desafios do e-commerce em todos os seus aspectos, confira os cursos de ecommerce, mídias sociais e de marketing digital da ComSchool.

A ComSchool tem um catálogo com outros 170 cursos. Invista em seu desenvolvimento e turbine sua carreira com Selos Profissionais Certificados.

bottom of page