Normas para evitar gafes nas Redes Sociais

As redes sociais revolucionaram a comunicação entre empresas e clientes. O que antigamente era unidirecional, hoje toma proporções gigantescas graças à interação que as novas tecnologias permitem entre ambas partes. O amplo alcance do conteúdo publicado na web  tanto quanto a velocidade com que ele se propaga são pontos que fazem a comunicação pelas redes sociais tão forte. Entretanto, as novas possibilidades proporcionadas pela web 2.0 também merecem atenção pelo caráter negativo que podem assumir. Tudo que se espalha rapidamente pode ser perigoso em algum momento.

Os cuidados ao se administrar uma rede social que representa o nome de uma empresa são imprescindíveis. Por isso, não basta criar uma página no facebook ou abrir uma conta no instragram e deixar que o conteúdo se encaminhe espontaneamente, sem um padrão de normas a serem seguidas. Uma postagem mal interpretada e compartilhada com milhões de usuários nas redes sociais gera danos talvez irreversíveis.

 

Quando sua empresa decidir entrar nas redes sociais, fique atento a questões como:

– O objetivo da presença do seu negócio nas redes sociais

Por que você quer marcar presença nas redes? “Porque todas as marcas estão online” não é a resposta certa à pergunta. Defina seus objetivos antes mesmo de criar suas páginas.

– O tipo de informação compartilhada pela empresa

Qual conteúdo sua empresa vai publicar? Que tipo de postagem você quer vinculado à sua marca? As informações que você compartilha em suas páginas definirão como os usuários enxergam você nas redes sociais.

– A linguagem e vocabulário utilizados nas postagens

Adequar a linguagem ao seu público é essencial. Se você conhece seus clientes, sabe de que maneira falar para estabelecer uma boa comunicação: formal ou informal, com vocábulos sofisticados ou com gírias. A linguagem fica a seu critério. O que não pode acontecer são inadequações que ofendam o seu público. Por isso, estabeleça uma abordagem padrão.

– Os responsáveis pela produção e postagem

Tenha uma equipe de confiança para produzir o conteúdo e postar nas redes sociais. Esses serão os responsáveis por sua imagem na internet. É indicado que, antes da postagem, os encarregados dessa parte enviem o material para a empresa aprovar o conteúdo.

– A gestão de crises

Se você chegou até aqui, é porque não quer que algo saia errado nas suas redes sociais, mas sabe que uma crise pode eventualmente acontecer. Sendo assim, tenha um plano de gestão de crises já preparado. Saiba o que fazer quando uma informação for usada de forma errada, impactando sua imagem frente aos clientes.

 


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