Novas profissões que o ecommerce criou

As novas profissões de e-commerce

O e-commerce criou o cenário perfeito para que novas profissões fossem criadas e incluiu outras funções que já existam. As novas profissões que o ecommerce criou proporcionam oportunidades incríveis.

De acordo com a ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico), ainda neste semestre, o e-commerce deve faturar R$ 37,9 bilhões.

Assim, esta é uma área promissora e que criou profissões importantes, como o gerente de e-commerce, analista de fraudes e o analista de e-commerce.

Além disso, consegue absorver profissionais com formações diversas, como analista de links patrocinados, fotógrafo, webdesigner, assistente de Logística e especialista em Direito Digital.

Para você conhecer mais sobre os papéis que pode desempenhar, confira as atividades e responsabilidades dos novos profissionais digitais.

Conheça as novas profissões

Diretor de E-commerce – é o responsável pela área como um todo. Recebe relatórios diários sobre a performance da operação. Tem perfil de gestão e comercial, pois precisa buscar parcerias estratégicas e aprovar estratégias de precificação, verbas de mídia e fornecedores.

Gerente de E-commerce – está na frente da operação como um todo. Acompanha os relatórios diários e gerencia as equipes de perto, especialmente as áreas de logística, atendimento e campanhas de marketing digital. Pensa estrategicamente, mas conhece as ferramentas.

Analista de E-commerce – tem a responsabilidade sobre diversas tarefas na operação de uma loja virtual. Este profissional faz do cadastro de produtos à embalagem e postagem, além de campanhas de marketing digital.

Analista de Métricas – sua função é mensurar as campanhas e avalia o que pode ser melhorado em campanhas futuras ou que está dando certo. Otimiza ações, cria e analista relatórios com o intuito de descobrir as oportunidades para melhorar o desempenho.

Analista de Links Patrocinados – produz estratégias com anúncios de links patrocinados. Realiza os ajustes necessários em campanhas no intuito de obter a melhor performance. Monitora as métricas com o uso de ferramentas de web analytics.

Analista de Marketing Digital – o profissional é responsável por analisar as estratégias e resultados das campanhas. Tem conhecimentos para criar formas de alavancar as ações e conquistar os objetivos que a empresa precisa em curto, médio e longo prazo.

Analista de Redes Sociais – é quem aplica as estratégias de crescimento nas redes sociais da empresa. Planeja todo o conteúdo, conforme o objetivo da ação e faz uma análise minuciosa para descobrir como obter melhores resultados.

Analista de Atendimento – tem a incumbência de programar e analisar os indicadores para orientar o time de atendimento. Propõe soluções quando surgem reclamações, realiza levantamentos sobre o que o cliente necessita e quais suas demandas e atende suas dúvidas entre outras.

Analista de Fraudes – é o tipo de profissional com alta capacidade de análise de dados e com um senso crítico apurado. Verifica transações financeiras e compliance. Tem a missão de evitar fraudes; analisa documentos e novas contas. Trata chargebacks e garante a segurança nos processos.

Assistente de E-commerce – cuida do cadastramento dos itens no site da loja virtual e em marketplaces. Busca novas oportunidades, cria campanhas de marketing digital e atende clientes. Ajuda na gestão de Google Adwords, fotografa produtos e editar imagens, tem conhecimentos em SEO e sobre o funcionamento de uma operação e-commerce.

WebDesigner – projeta e desenha sites, blogs, banners, aplicativos web e sistemas. Cria a interface com o objetivo de facilitar a navegação do visitante e tem conhecimentos de HTML, PHP, ASP e CSS.

Fotógrafo – produz imagens fotográficas de objetos, produtos, eventos, pessoas ou locais, entre outros assuntos. Cria ensaios para lojas virtuais e sabe como valorizar os produtos para torná-los ainda mais atraentes.

Coordenador de SAC – coordena a equipe de supervisores do setor de SAC, lidera a equipe, cria ações motivacionais, acompanha reclamações em diferentes canais, gerencia processos, planeja atividades, promove o relacionamento entre a empresa e o cliente, entre outras atividades.

Analista de SAC – realiza atendimento, aponta ocorrências, interage com área correlatas (vendas, logística, crédito, cobrança) e negocia prazos, entre outras atividades. Tem conhecimentos e formação em administração de empresa.

Assistente de SAC – realiza atendimento aos clientes com foco em soluções rápidas. Faz rastreamento de cargas, identifica e previne problemas, divulga promoções e lançamentos, acompanha produtos antes e depois do lançamento, entre outras tarefas. Tem um perfil dinâmico, proativo e excelente dicção.

Analista de BI – conhece ferramentas e métodos tecnológicos disponíveis; tem conhecimentos sobre bancos de dados; controla e analisa dados, indicadores e metas. Garante as integrações, a consistência dos relatórios e automatiza documentos que são usados continuamente.

Analista de Marketplace – é responsável pela gestão de portfólio, mantém relacionamento com clientes, acompanha indicadores e métricas, faz pesquisa de mercado e analisa comportamento do consumidor. Além disso, ajuda na realização de eventos, exposições e feiras.

Assistente de Logística – colabora com o planejamento dos espaços e a distribuição dos produtos, realiza o fluxo de materiais, elabora roteiros de entregas, controla a movimentação das cargas, controla estoque, organiza o armazém etc.

Coordenador Comercial – organiza, dirige e orienta equipes de vendas. Tem visão estratégica, auxilia o gerente de ecommerce, define metas e táticas, apresenta relatórios aos gerentes de vendas e monitora o desempenho do time.

Analista Comercialfaz orçamentos, presta suporte ao time de vendas, analisa estratégias dos concorrentes e suas atividades e cria projeções de vendas. Trabalha sob pressão, tem capacidade de relacionamento interpessoal, dinamismo e proatividade.

Redator especialista em copywriting – cria textos com foco em vendas e atrai visitantes para o site da loja virtual. Conhece o cenário atual do mundo dos negócios, marketing digital, SEO e técnicas de escrita, além de gramática e ortografia.

Assistente de Cadastrocumpre prazos, realiza cadastro, cancelamentos e faz relacionamento com fornecedores, área comercial e clientes. Gerencia as categorias de ecommerce e sugere alterações.

Gerente de UXprocura soluções para melhorar a experiência do usuário, lidera e faz mentoria para a equipe de UX, revisa os trabalhos e gerencia as operações. Pode ter formação diversa, como marketing, publicidade ou comunicação.

Analista de CRO (“conversion rate optimization”, otimização de taxas de conversão) – tem a responsabilidade de identificar os comportamentos dos usuários no ambiente digital, identifica pontos de fuga, fornece dados para auxilia o time de usabilidade e acompanha indicadores.

Especialista em Direito Digitalalém de um vasto conhecimento em direito, precisa dominar a Tecnologia da Informação. Pode atuar com análise de riscos técnicos, ecommerce, e-business, proteção autoral e questões legais sobre internet baking e formas de pagamento.

Analista de SEM – cria e gerencia campanhas com o uso de ferramentas de busca, Google Shopping, Google Adwords etc. Analisa os resultados e o alcance das ações com o uso de ferramentas de métricas e Google Analytics.

Estão são algumas profissões do e-commerce que foram criadas ou absorvidas pelo setor. Você pode se preparar e se tornar um destes profissionais se matriculando no curso de Gerentes de Ecommerce e Marketing Digital.

A ComSchool oferece cursos com professores experientes que são referência no mercado digital e certificação em e-commerce reconhecida pela ABComm (associação Brasileira de Comércio Eletrônico), que destacam seu currículo e tornam seu perfil mais procurado pelo mercado.