O Atendimento ao cliente segundo o fundador do Walmart

O atendimento ao cliente – Sam Walton

Esse texto sobre atendimento ao cliente é parte de um famoso discurso de Sam Walton, fundador do Walmart, durante a abertura de um programa de treinamento para seus funcionários.

Sam Walton sempre foi conhecido pela sua maneira de se preocupar com o bem-estar, tanto de seus funcionário, quanto dos clientes. Desde seus primeiros passos como empreendedor, Sam ressaltava a importância de um atendimento ao cliente com excelência.

“Eu sou o homem que vai a um restaurante, senta-se à mesa e pacientemente espera, enquanto o garçom faz tudo, menos o meu pedido.
Eu sou o homem que vai a uma loja e espera calado, enquanto os vendedores terminam suas conversas particulares.
Eu sou o homem que entra num posto de gasolina e nunca toca a buzina, mas espera pacientemente que o empregado termine a leitura do seu jornal.
Eu sou o homem que, quando entra num estabelecimento comercial, parece estar pedindo um favor, ansiando por um sorriso ou esperando apenas ser notado.
Eu sou o homem que entra num banco e aguarda tranquilamente que as recepcionistas e os caixas terminem de conversar com seus amigos, e espera.
Eu sou o homem que explica sua desesperada e imediata necessidade de uma peça, mas não reclama pacientemente enquanto os funcionários trocam idéias entre si ou, simplesmente abaixam a cabeça e fingem não me ver.
Você deve estar pensando que sou uma pessoa quieta, paciente, do tipo que nunca cria problemas.
Engana-se.
Sabe quem eu sou?
EU SOU O CLIENTE QUE NUNCA MAIS VOLTA!
Divirto-me vendo milhões sendo gastos todos os anos em anúncios de toda ordem, para levar-me de novo à sua firma.
Quando fui lá, pela primeira vez, tudo o que deviam ter feito era apenas a pequena gentileza, tão barata, de me enviar um pouco mais de CORTESIA”.

CLIENTES PODEM DEMITIR TODOS DE UMA EMPRESA, DO ALTO EXECUTIVO PARA BAIXO, SIMPLESMENTE GASTANDO SEU DINHEIRO EM ALGUM OUTRO LUGAR“.

Informações do Mercado Digital

Outros ensinamentos de Sam Walton

Cabeça de um importante artigo, o “Mindset Empreendedo – A chave mestra para acelerar seu crescimento, Sam Walton teve como um dos pilares de filosofia de negócio, a economia e a importante de incentivar esse hábito no atendimento ao cliente.

Compre barato, venda barato, mantenha as prateleiras bem sortidas, trate os clientes com respeito, valorize seus colaboradores e preste muita atenção aos acertos da concorrência.”

Quer saber mais sobre Excelência no Atendimento ao cliente? Veja aqui.

Como melhorar a qualidade do seu atendimento online.